Temas de Ontologia
Objetivos
a) aprofundada compreensão do sentido e da especificidade da Ontologia como componente fundamental da tradição filosófica e domínio de investigação;
b) aprofundada compreensão básica da pertinência da Ontologia como saber em falta (zêtoumenê epistêmê);
c) aprofundada compreensão da articulação entre a Ontologia e as demais disciplinas filosóficas;
d) aprofundada compreensão da articulação entre a Ontologia e as disciplinas científicas;
e) aprofundada compreensão da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ontologia;
f) aprofundada compreensão do problema da eventual impossibilidade da constituição da Ontologia como ciência;
g) aprofundada compreensão dos principais conceitos desenvolvidos no âmbito da Ontologia;
h) desenvolvida capacidade de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos de forma autónoma;
Caracterização geral
Código
711031077
Créditos
6.0
Professor responsável
Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
J. G. FICHTE
Gesamtausgabe. Fromann-Holzboog, I/3
Grundriß des Eigenthümlichen der Wissenschaftslehre in Rücksicht auf das theoretische Vermögen. Meiner. 1975
Outline of the Distinctive Character of the Wissenschaftslehre with respect to the Theoretical Faculty, in: Foundation of the Entire Wissenschaftslehre and Related Writings (1794–95). D. Breazeale. Oxford University Press. 2021
G. W. F. HEGEL
Gesammelte Werke. 9. Phänomenologie des Geistes. Meiner. 1980
Werke in 20 Bänden. 3. Phänomenologie des Geistes. Suhrkamp. 1970 Phänomenologie des Geistes. Meiner. 1988
The Phenomenology of Spirit, T. Pinkard. Cambridge University Press. 2018
The Phenomenology of Spirit, P. Fuss/J. Dobbins. 2019
Phénoménologie de l'esprit, ed. B. Bourgeois. Vrin. 2018
La phénoménologie de l'esprit, I-2, ed. J. Hyppolite. Aubier.1983
Phénoménologie de l'esprit, ed. P.-J. Labarrière. Ellipses. 2018
M. HEIDEEGER
Gesamtausgabe, Klostermann, 1976-
Método de ensino
Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.
Método de avaliação
Avaliação individual. Exame final escrito obrigatório. Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor. O trabalho escrito tem um peso de 1/3 na classificação final.
Conteúdo
Coisas
Fichte Hegel Heidegger
Ao contrário do que pode parecer, não é inteiramente ocioso perguntar ‘que é uma coisa?’, ‘que é preciso para haver coisas?’. Temos, claro está, grande familiaridade com as coisas. Mas nada disso impede que elas sejam, para usar as palavras de Agostinho, “et usitata et abdita” (ao mesmo tempo triviais e ocultas), “et eadem rursus nimis latent, et nova est inventio eorum” (e por demais escondidas, de maneira que a sua descoberta ainda está para vir)
Do verdadeiro labirinto de problemas e tentativas de resposta que a tradição filosófica nos legou, focaremos três: o Grundriß de Fichte, o capítulo sobre a consciência da Fenomenologia do Espírito de Hegel e a analítica existencial-temporal do Dasein de Heidegger. Trata-se de seguir as diferentes possibilidades de redescobrir as coisas que se acham exploradas nestes textos, confrontando-as umas com as outras e com as próprias coisas que nos rodeiam, para assim tentar encontrar algum(s) fio(s) de Ariana.