Geografia do Turismo e do Lazer
Objetivos
a) Compreender o fenómeno do turismo como elemento de mutação do território nas suas múltiplas perspectivas económica, social e cultural, bem como a sua diversidade e multiculturalidade;
b) Analisar o sector do turismo e das atividades de lazer, do ponto de vista da oferta e da procura, de acordo com as classificações mais utilizadas;
c) Identificar diferentes modelos de desenvolvimento turístico, com base em exemplos nacionais e internacionais;
d) Aplicar os conhecimentos a situações práticas, nomeadamente à definição de estratégias de promoção e/ou de desenvolvimento turístico;
e) Desenvolver metodologias de análise e de diagnóstico, social, cultural e ambientalmente sustentáveis para o planeamento do sector turístico.
Caracterização geral
Código
01100837
Créditos
6.0
Professor responsável
Jorge Ricardo da Costa Ferreira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Careto, H. & Lima, S. (2006). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. GEOTA, Vol. 1, pp. 2197.
Hall, M. and Page S. (2007). The geography of tourism and recreation : environment, place and space. Routledge.
Hall, M. (2019). Tourism and Innovation (Contemporary Geographies of Leisure, Tourism and Mobility. Routledge; 2nd edition.
Holden, A. (2008). Environment and Tourism. Routledge: London and New York, chapter 2, pp. 2564
Williams, S. and Lew, A. (2014). Tourism Geography: Critical Understandings of Place, Space and Experience.Routledge; 3rd edition
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo.
Método de avaliação
Teste de toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (25%).
Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (15%).
(A proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento e tendo em conta planos de contingência ligados à pandemia que possam vir a ocorrer).
Conteúdo
1) Introdução à geografia do turismo e do lazer – objetivos, conceitos e noções gerais
2) Causas e consequências do turismo e do lazer na sociedade, na economia e na cultura
3) A importância do sector do turismo e do lazer para o desenvolvimento e a sua avaliação as estatísticas, os indicadores de oferta e de procura
4) Motivações do turista e suas tipologias
5) O turismo, o lazer e o ambiente – o turismo sustentável
6) O planeamento territorial no sector do turismo e do lazer
7) Formas mais recentes de turismo – modas e dinâmicas
8) O turismo e o lazer em Portugal
9) As novas plataformas digitais e inovação no sector do turismo e do lazer – dinâmicas de evolução.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: