História Contemporânea (Séculos XVIII-XIX)
Objetivos
a) Adquirir uma visão crítica do século XIX alargado, entre 1789 e 1914, como época fulcral para a compreensão da contemporaneidade.
b) Analisar no longo século XIX os principais traços de modernidade, mas também de persistência da tradição, ao nível político, económico e social, essencialmente no contexto europeu.
c) Compreender a História da Europa numa perspectiva comparada em relação a outras regiões do mundo.
d) Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas relativas ao período e aos temas estudados.
e) Ser capaz de pesquisar, seleccionar e trabalhar fontes documentais e textos historiográficos sobre o período e temas em estudo.
f) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias leccionadas.
g) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a época contemporânea.
Caracterização geral
Código
01100863
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Jorge Chalante Azevedo Fernandes
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Beauchamp, C. (1998). Revolução Industrial e crescimento económico no séc. XIX. Lisboa: Edições 70.
Doyle, W. (2001). The French Revolution: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Gildea, R. (2003). Barricades and Borders: Europe, 1800-1914. Oxford: Oxford University Press.
Kaelble, H. (Ed.). (2004). The European way: European societies during the nineteenth and twentieth centuries. New York: Berghahn Books.
Sperber, J. (2000). Revolutionary Europe, 1780-1850. Edinburgh: Pearson Education.
Sperber, J. (2008). Europe 1850-1914: Progress, Participation and Apprehension. London: Routledge.
Método de ensino
As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, com a possibilidade de intervenção dos alunos para esclarecimento de dúvidas ou comentários. As aulas práticas serão dedicadas à análise, comentário e debate de textos historiográficos, fontes documentais, filmes ou sites da Internet sobre o século XIX, previamente seleccionados pelo docente e analisados pelos alunos.
Método de avaliação
Método de avaliação - frequência escrita sem consulta (40%), frequência escrita sem consulta (40%), participação nas aulas práticas(20%)
Conteúdo
1.Introdução ao longo século XIX (1789-1914)
2.A Europa em sobressalto (1789-1815)
3.O retomar do equilíbrio europeu (1815-1851)
4.A Europa dos novos nacionalismos (1850-1871)
5.A Europa dominadora e dividida (1871-1914)
6.A Europa dos contrates (1789-1914)
7.Uma herança do século XIX: os -ismos