História de Portugal Medieval (Séculos IX-XIII)

Objetivos

a)Tornar o estudante consciente do papel determinante desempenhado pelo conhecimento da factologia e da história política para a compreensão das dinâmicas económicas, sociais e culturais da Idade Média portuguesa.
b)Conferir conhecimentos teóricos que permitam a compreensão do processo de afirmação e de estruturação do Portugal medieval entre os séculos IX e XIII.
c)Entender como as correntes culturais e religiosas influenciavam os acontecimentos políticos e sociais nesta fase.
d)Explicar a organização económica e social do “Portugal” dos séculos IX ao XIII e suas consequências na forma como os poderes se articulam e se estruturam.
e)Conferir uma visão global do período que se estende entre os séculos IX e XIII,(variantes geo-cronológicas, socioeconómicas e culturais do período e inevitável articulação entre estruturas e conjunturas).
f) Familiarizar os estudantes com fontes medievais portuguesas

Caracterização geral

Código

01100905

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a

Bibliografia

História de Portugal (dir. José Mattoso) vol. I – Antes de Portugal, (coord. José Mattoso), Lisboa, Círculo de Leitores, 1992
Nova História de Portugal, (dir. Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques), v. II - Portugal, das Invasões Germânicas à “Reconquista”, (coord. A. H. Oliveira Marques), vol. III- Portugal em Definição de Fronteiras (coord. de Maria Helena Coelho e Armando Luís Carvalho Homem) Lisboa, Presença, 1993, 1996
História de España Alfaguarra, (dir. Miguel Artola), vol. 2 - La época Medieval, por José Angel GARCÍA DE CORTAZAR, Madrid, Alianza, 1988 (reedição actualizada)
MATTOSO, José, Identificação de um País, ensaio sobre as origens de Portugal 1096-1325, 5ª ed., 2 vols., Lisboa, 1995.
PICARD, Christophe, Le Portugal Musulman (VIII- XIII siécles) . L’Occident d’al- Andalus sous la domination islamique, Paris, Maisonneuve & Larouse, 2000.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%) e práticas (50%), onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas. A participação activa nas aulas é fundamental.

 

Método de avaliação

Método de avaliação - Apresentação oral com recurso a power point (25%), Resumo de um artigo(25%), Teste escrito de avaliação, com consulta (50%)

Conteúdo

INTRODUÇÃO: BIBLIOGRAFIA, FONTES E ESPAÇO
PARTE I - AS TRADIÇÕES ROMANA, GERMÂNICA E ISLÂMICA NA GÉNESE DO SÉCULO IX PENINSULAR
1. A tradição romana na Península: legados e inovações
2. A tradição Germânica na Península: Suevos e Visigodos
3. O Islão do espaço que veio a ser Portugal
PARTE II/1 - A FORMAÇÃO DE PORTUGAL NO TEMPO LONGO DA RECONQUISTA
1. Reconquista e Ocupação do espaço: antes de Portugal
2. Reconquista e Ocupação do Espaço: Depois de Portugal - a evolução política e a consolidação teórica do Reino do Rei
PARTE II/2 – A FORMAÇÃO DE PORTUGAL NO ESPAÇO LONGO DA RECONQUISTA
1. Estruturas Políticas
2. Poderes e Economias
3. O Espaço Cultural

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: