História do Médio Oriente Antigo
Objetivos
1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Médio Oriente antigo e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo ao Médio Oriente antigo;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo do Médio Oriente antigo.
Caracterização geral
Código
01100949
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Cristina Gomes de Almeida
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
Brisch, N. (ed.). 2008. Religion and Power- Divine Kingship in Ancient World and Beyond, Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
Montero Fenollós, J.L. 2012. Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus.
Pollock, S. 1999. Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
Sanmartín,J. 1998. Códigos legales de tradícion babilónica Barcelona: Trotta- Edicions de la Universtitat de Barcelona.
Sanmartín, J. & J. Serrano. 1998., Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
Método de ensino
As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação escritos e presenciais, onde a análise de fontes interligada com a bibliografia é privilegiada.
Conteúdo
I. Caracterização de um contexto da Antiguidade
1.1 A geografia, os recursos naturais, as actividades económicas e as redes comerciais
1.2 Designações antigas e modernas
1.3 O substrato neolítico: as principais culturas materiais
1.4 As matrizes suméria e semita
1.5 Os grandes períodos históricos
II. A (re)descoberta pela academia ocidental
2.1 Os relatos secundários (a tradição veterotestamentária, os autores clássicos e os relatos dos viajantes europeus)
2.2 As primeiras campanhas arqueológicas e as descobertas filológicas
2.3 Continuidades e rupturas historiográficas (do século XIX ao presente)
III. A concepção político-religiosa
3.1. Os planos cósmicos e a relação entre deuses e humanos
3.2. A missão sagrada da governança
3.3 A gestão do plano terreno: relação contratual entre governante e população
IV. A orgânica social
4.1 A hierarquização social
4.2 A dinâmica familiar
4.3 As fontes de cariz legal