História Religiosa do Ocidente Medieval (séculos V-XV)

Objetivos

a) Conhecer as principais problemáticas relacionadas com a Historia Religiosa do Ocidente Medieval;
b) Dominar bibliografia atualizada e a mais significativa para as várias problemáticas em estudo; 
c) Desenvolver capacidades de compreensão e análise de fontes diversificadas para o estudo das mesmas problemáticas;
d) Promover a produção e exposição (oral e escrita) de trabalhos de síntese critica incorporando as problemáticas estudadas com a documentação produzida na época;
e) Compreender a História Religiosa Medieval na sua interação com outras dimensões da realidade histérica e a sua importância enquanto instancia de leitura da mesma realidade.

Caracterização geral

Código

01106272

Créditos

6.0

Professor responsável

João Luís Inglês Fontes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • The Cambridge History of Christianity (2007-2009), vols. 2-4. Cambridge: Cambridge University Press.
  • MAYEUR, J.-M.; PIETRI, L.; VAUCHEZ, A.; VENARD, M. (1993-1999) - Histoire du christianisme. Vol. 3-7. Paris: Desclée.
  • MONTAUBIN, P.; PERIN, M.-Y. (2010) - Histoire générale du christianisme: Des origines au XVe siécle. Paris: PUF.
  • NIRENBERG, D. (1996) - Communities of Violence; Persecution of Minorities in the Middle Ages. Princeton, New Jersey: Princeton University Press.
  • PACAUT, M. (1992) — Les ordres monastiques et religieux au Moyen Age. Paris: Nathan.
  • SWANSON, R. N. (1995) — Religion and devotion in Europe, c. 1215-c. 1515. Cambridge: Cambridge University Press.
  • VAUCHEZ, A. (1995) — A espiritualidade da Idade Média Ocidental (sécs. VIII-XIII). Lisboa: Estampa.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas praticas. 
Nas aulas teóricas serão apresentadas as diversas problemáticas associadas aos diferentes conteúdos do programa. As aulas práticas consistem, sobretudo, na análise de documentação diversa sobre as referidas problemáticas. Apela-se a uma dimensão permanentemente interpretativa das fontes e, por isso, o dialogo com o professor e o debate entre os estudantes será fundamental.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Participação nas sessões, individualmente ou a pares (20%), Teste de Frequência, presencial, com consulta, aliando o comentário de uma fonte e o desenvolvimento de um tema, com a possibilidade de opção em cada um dos itens (40%), Trabalho escrito individual com base documental (até 10 pp.) sobre uma das temáticas do programa (40%)

Conteúdo

1. Da História Eclesiástica à História Religiosa.
2. A Igreja da Antiguidade Tardia: a lenta definição de uma estrutura organizativa e dogmática; bispos, eremitas e monges.
3. O "desafio germano" e a construção da Cristandade (sécs. VI-X): a conversão dos novos povos e a cristianização do Ocidente; o papado e o ressuscitar do Império cristão; bispos, príncipes e monges.
4. O apogeu da Cristandade medieval (sécs.. XI-XIll): reforma gregoriana e hierocracia medieval; o mundo urbano e as novas aspirações religiosas; dissidências e heresias; o emergir dos leigos; a proposta mendicante.
5. A fragmentação da unidade / legitimidade religiosa do Ocidente (sécs. XIVXV): a crise do Papado e os reinos cristãos em afirmação; Avinhão, o Cisma e a crise conciliarista; novas dissidências e o aprofundamento da procura da renovação religiosa.
6. O Judaísmo e o Islão no seio da maioria cristã: o equacionar de uma relação complexa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: