História de Portugal Contemporâneo (Século XX)

Objetivos

São objetivos desta disciplina conhecer, compreender e saber interpretar a história de Portugal do período que decorreu entre a crise do Ultimato de 1890 e a Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, compreendendo o estudo do PREC; desenvolver a compreensão e a capacidade de refletir criticamente sobre as principais conjunturas e as razões que determinaram as etapas da história de Portuguesa durante o período em análise, conhecer as principais e mais atuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas; conhecer a bibliografia fundamental produzida sobre a história de Portugal do século XX; conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural; desenvolver as capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina; adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas.

Caracterização geral

Código

711051106

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • MARQUES, A.H. de Oliveira e SERRÃO, Joel (coord.), Nova História de Portugal, Vol. XI e Vol. XII, ed. Presença, Lisboa,1991
  • MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, Vol. VI, Vol. VII e Vol. VIII, ed. Círculo de Leitores, Lisboa, 1994
  • REIS, António (coord.), Portugal Contemporâneo, ed. Alfa.
  • ROLLO, Maria Fernanda (Dir.), Dicionário de História da I República e do Republicanismo, 3 vols., Assembleia da República, 2013-2014
  • ROSAS, Fernando e ROLLO, Maria Fernanda, História da I República, Tinta da China, 2009.

Método de ensino

Aulas de carácter teórico-prático, baseadas em exposições magistrais e na discussão dos temas por parte dos alunos com apoio na análise de documentos, mapas, gráficos e na utilização de meios audiovisuais.
A programação e calendarização das atividades é definida, apresentada e distribuída no início do ciclo letivo.
A apresentação das matérias, acompanhada da identificação, em aula e via moodle, dos documentos, fontes e bibliografia de referência, e outros recursos, nomeadamente na web, assume e apela, para além da dimensão expositiva e explicativa, cenários de interpretação, problematização e discussão dos conteúdos.
A avaliação inclui um teste de frequência, com consulta, e um trabalho.
O trabalho escrito poderá consistir num exercício de reflexão e síntese bibliográfica ou num trabalho de investigação sobre fontes. O tema do trabalho, discutido e avaliado com o docente, pressupõe a apresentação do respectivo plano de desenvolvimento, e deve ser apresentado e defendido oralmente.

Método de avaliação

Avaliação - A avaliação inclui um teste de frequência, com consulta, e um trabalho (100%)

Conteúdo

1. A crise do modelo fontista de desenvolvimento e as alternativas políticas que suscitou o contexto da emergência que mudou o Partido Republicano. O lugar das Colónias na actividade do Estado Português.
2. A I República, antes, durante e depois da I guerra mundial caracterizando a extensão do Estado no sistema político-institucional, a questão religiosa, a questão social e a questão da guerra e da participação de Portugal.
3. O ciclo do autoritarismo português nas suas várias vertentes (Ditadura Militar, Ditadura Nacional e Estado Novo), compreendido entre os marcos cronológicos do movimento militar de 1926 e do golpe militar de 25 de Abril de 1974 que põe termo ao regime autoritário.
4. A Revolução Portuguesa de 1974/75 até ao processo de institucionalização da democracia em 1976.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: