História Cultural e das Mentalidades da Antiguidade

Objetivos

a) Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
b) Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
c) Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
d) Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo à Antiguidade;
e) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
f) Conhecer as problemáticas e as expressões culturais mais relevantes que caracterizam o homem na Antiguidade;
g) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das problemáticas culturais relativas à Antiguidade.

Caracterização geral

Código

711051116

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Gomes de Almeida

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Annus, Amar (ed.). 2010. Divination and Interpretation of Signs in the Ancient World. Chicago: Oriental Institute of the University of Chicago.


Bottéro, Jean. (1987). Mésopotamie - L'écriture, la raison et les dieux. Paris : Éditions Gallimard.


Finkel, I.L. & Geller, M.J. (eds.). 1997. Sumerian Gods and their representations. Groningen: Styx Publications.


MAIER, John (ed.). 1997. Gilgamesh a reader. EUA: Bolchazy-Carducci Publishers.


Pollock, S. 1999, Ancient Mesopotamia - The Eden that never was. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press.

Método de ensino

As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos, onde se privilegia a análise de temas específicos através da interligação de fontes e bibliografia especializada.

Conteúdo

I. Um contexto da antiguidade


1.1 O contexto histórico-geográfico mesopotâmico


1.2 As principais matrizes culturais


1.3 Tradições locais, regionais e supra-regionais


II. Que fontes para uma História Cultural e das Mentalidades da Antiguidade?


2.1 A (re)descoberta ocidental na época contemporânea


2.2 O protagonismo tradicional da literatura


2.3 A importância da iconografia e materialidade 


III. A dialéctica entre Caos/Ordem


3.1   A organização cósmica


3.2   A guerra (i)legítima


3.3   Elementos narrativos dicotómicos


IV. Laços afectivos e de parentesco


4.1 Amor, erotismo e sexualidade


4.2 As ligações familiares


4.3 As figuras divinas como modelos arquetípicos


V. A cientificidade mesopotâmica


5.1 Observação, contacto e exploração da Natureza


5.2 As relações causais na formulação “prótase/apódase” 


5.3 As diferentes áreas de conhecimento e os seus especialistas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: