Objetivos
Promover:
a) Conhecimento e capacidade de uso de técnicas e de metodologias de construção de cenários demográficos prospectivos;
b) Capacidade de análise compreensiva de futuros demográficos possíveis;
c) Conhecimento das principais tendências demográficas em curso e capacidade de reflexão sobre os desafios sociais associados;
d) Capacidade de transmitir conhecimento, de forma escrita e oral, de modo sintético, crítico e mobilizando informação empírica e teórica relevante.
Caracterização geral
Código
711081067
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria João Casanova de Araújo e Sá Valente Rosa
Horas
Semanais -
4
Totais -
168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Ter frequentado e concluído a disciplina Teoria e Análise Demográfica
Bibliografia
.Comissão Europeia (2019). Demographic Scenarios for the EU: Migration, Population and Education.
. Comissão Europeia (2020). O impacto das alterações demográficas – Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões.
. Grupo de Foz (2021). Métodos demográficos: uma visão desde os países de língua portuguesa. Ed. Edgard Blücher Ltda.
. INE (2020). Projeções de população residente em Portugal 2018-2080. INE
. Nações Unidas (2022). World Population Prospects: summary of results.
. Weeks, J. R. (2008). Population: An introduction to concepts and issues. 10ª edição. Wadsworth Group.
Método de ensino
Métodos de ensino, presencial:
- Aulas de caráter expositivo, sobre os princípios teóricos e metodológicos do raciocínio prospectivo e a demonstração de resultados.
- Aulas de caráter prático de realização e resolução de exercícios.
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada) e a presença dos estudantes em ambas é recomendada (presenças em pelo menos 75% das sessões = majoração de 1 valor na nota final).
Método de avaliação
Teste escrito presencial individual sobre a totalidade da matéria a realizar no final do período escolar (50%) + trabalho sobre um tema proposto pela docente, a apresentar no final do período escolar, com discussão oral obrigatória (50%).
Conteúdo
1. Introdução
1.1. Pensamento prospectivo
1.2. Projecções demográficas enquanto instrumento de planeamento
2. Fontes e Bases de Dados (Mundo, Europa e Portugal)
3. Cenários tendenciais
3.1. Cenários Demográficos Principais
3.2. Método das componentes por coortes
3.3. Indicadores Prospectivos
3.4. Cenários demográficos derivados
4. Cenários referenciais
4.1. Populações estáveis e estacionárias
4.2. Aplicações: MEDE
5.Tendências demográficas em curso e desafios sociais associados
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: