História dos Museus e da Museologia

Objetivos

a) Conhecer os marcos fundamentais da história dos museus;
b) Conhecer e reflectir sobre a multiplicidade do campo museológico e aspectos essenciais da sua complexidade;
c) Exercitar a análise crítica de espaços expositivos.

Caracterização geral

Código

722051312

Créditos

10.0

Professor responsável

Alexandra Curvelo da Silva Campos

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Bibliografia (selecção):


AMBROSE, T.; PAINE, C. – Museum Basics. London: Routledge, 2012


BENNETT, Tony – The birth of the museum. London; N.Y.: Routledge, 1995


DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Dir.) – Dictionnaire encyclopédique de muséologie. Paris: Armand Colin, 2011


Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Publicação online coordenada por Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro. DGPC e IHA/NOVA FCSH, Edição revista e ampliada: Maio 2022


HOOPER-GREENHILL, Eilean – Museums and the Interpretation of Visual Culture. London and New York: Routledge, 2000


_______ Museums and the Shaping of Knowledge. London and New York: Routledge, 1992


MACDONALD, Sharon (Ed.) – A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing, 2006


PEARCE, Susan – Interpreting objects and collections. London: Routledge, 1994
______ Objects of knowledge. London: The Athlone Press, 1990


SILVA, Raquel Henriques da – “Os museus: Histórias e prospectiva”, PERNES, Fernando (Dir.), Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento/ Sociedade Porto 2001/Fundação de Serralves, 2002, 3º vol., pp. 65-108

Método de ensino

Exposição teórica com o apoio de imagens, complementada pela discussão de textos e a visita a museus. 

Método de avaliação

A avaliação desta UC consiste nos seguintes elementos OBRIGATÓRIOS:


(Nota: a não realização de um dos elementos de avaliação pode determinar a reprovação na UC)


1)       Participação nas aulas através da leitura e discussão dos textos constantes no Programa detalhado da UC. Esta participação inclui necessariamente a selecção individual de um dos textos enumerados, texto esse que deverá ser apresentado e aberto para discussão no dia especificado no Programa (ver supra). (Total: 40%)


2)       Trabalho individual (60%).


O trabalho deverá inscrever-se num dos temas abordados no Programa, e tem que ser aceite previamente pela docente. O acompanhamento tutorial da elaboração deste trabalho será realizado ao longo do semestre, durante a hora tutorial de cada aula (das 210hh às 22h00), ou mediante a marcação de reuniões.


O trabalho tem que ser apresentado por escrito, devendoter um máximo de 12 páginas de 1800 caracteres cada uma (excluindo imagens e referências bibliográficas, mas incluindo notas de pé de página). O texto deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço e meio. 

Conteúdo

Os conteúdos desta UC estruturam-se em seis linhas fundamentais de análise e debate, visando fornecer bases sólidas aos alunos para o conhecimento crítico das realidades e problemáticas dos museus ao longo da sua história e os desafios que se colocam no presente:
1. Introdução geral ao conceito de Museu segundo o ICOM (2022) e a Lei-quadro dos Museus portugueses (2004);
2. A origem do Museu;
3. Museus e Coleccionismo;
4. Os Museus e a abertura ao público;
5. Os Museus em Portugal do século XVIII ao século XX;
6. As grandes rupturas da 2ª metade do século XX.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: