Metodologias em Estudos Urbanos

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam a seguintes competências:
a) Compreensão da natureza e do processo de investigação em ciências sociais;
b) Perceção dos diferentes tipos de pesquisa e estratégias metodológicas subjacentes;
c) Familiarização com os diferentes métodos de pesquisa;
d) Capacidade de articular conceptualização teórica e operacionalização empírica;
e) Capacidade de desenvolver uma proposta de pesquisa, incluindo construção teórica e conceptualização, operacionalização e medida, seleção dos casos, recolha de dados,análise e interpretação;
f) Treino de pesquisa bibliográfica e organização de leitura e de escrita académica
g) Incorporação dos procedimentos metodológicos constantes do programa através de experiências de investigação em Estudos Urbanos

Caracterização geral

Código

02105820

Créditos

6.0

Professor responsável

João Pedro Lopes de Oliveira Silva Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Albarello, L., et.al, Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1997


Babbie,E. (2021)  The practice of social research  (15th ed), Boston : Cengage, 2021 (Bib.ISCTE: S.113 BAB*Pra 15ªed)


Beaud, S., Weber, F., Guide de l’enquête de terrain, Paris, Ed. La Découverte, 1997. (tradução brasileira : Guia para a pesquisa de campo, Petropolis, Vozes Lda., 2007) 


Bertaux, D., As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais, 2020 (Bib Iscte: S.113 BER*Rec trd.por)


Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press, (Bib. ISCTE: S.113 BRY*Soc 4ªed. ex.5)


Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.


Flick, U. Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa , Monitor, 2002 


Ragin, Charles (1994) Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge


Pestana, M.H. e Gageiro, J.N., Análise de dados para ciências sociais, Lisboa, Sílabo, 2014 (Introdução; Cap1) (Bib Iscte: MQ.124 PES*Ana 6ªed)


Peixoto, P. (2018). Fontes de Informação Sociológica. Obtido em 12 de setembro de 2021, de Fontes de Informação Sociológica (“Plano de aulas-Aula 2”; “Como citar e referenciar”; “O que é uma ficha de leitura”).

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem combina: 1) aulas teórico-práticas; 2) realização de exercícios de pesquisa; 3) sessões de pesquisa em Estudos Urbanos, de acordo comos conteúdos programáticos definidos (uma por cada método de investigação) e 4) trabalho autónomo.

Método de avaliação

O processo de avaliação periódica implica a participação nas aulas, a apresentação do projeto em aula e a realização do relatório de projeto de pesquisa correspondente. A nota de cada um destes momentos corresponde a, respetivamente, 30% e 70% da nota final. Esta avaliação incide sobre a construção de um projeto de investigação em duas fases a que correspondem os momentos citados.


Apresentação (30%): apresentação oral do tema; apresentação da pergunta de partida, apresentação dos objetivos do trabalho, indicação dos principais conceitos/autores e indicação da técnica a utilizar. Data da apresentação: 9 de janeiro.


Relatório escrito (70%): a definir. Data de entrega: 16 de janeiro.

Conteúdo

1. Natureza e processo de investigação


 Tipos de pesquisa e estratégias metodológicas


 O ciclo da pesquisa e as etapas de investigação


2. Recursos de investigação e métodos de trabalho


Diversidade de fontes, pesquisa documental e recursos digitais


Revisão de literatura


Textos: projetos, relatórios, teses


3. Estratégias de investigação quantitativa e qualitativa


A pesquisa extensiva/quantitativa


A natureza da pesquisa extensiva


O processo de produção de dados quantitativos: amostra e estruturação de questionário


Análise de dados quantitativos


A pesquisa intensiva/qualitativa


A natureza da pesquisa qualitativa


A entrevista na pesquisa qualitativa


Etnografia e observação participante


O uso de documentos na pesquisa qualitativa


Análises de conteúdos


4. Ultrapassando a dicotomia quantitativo/qualitativo


Combinação de métodos no desenho da pesquisa


Integração dos métodos extensivo e intensivo: o método comparativo-tipológico


5. Exemplos de investigação


Exploração e análise de investigações em estudos urbanos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: