Ambiente, Sustentabilidade e Movimentos Sociais

Objetivos

No final da UC os alunos devem estar familiarizados com os principais debates na área do ambiente e sustentabilidade e o seu impacto nas cidades e ter capacidade para fazerautonomamente uma reflexão sobre os temas abordados na UC.

Caracterização geral

Código

02105858

Créditos

6.0

Professor responsável

Iva Maria Miranda Pires

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Harper, K., & Afonso, A. I. (2016). Cultivating civic ecology: a Photovoice study with urban gardeners in Lisbon, Portugal. Anthropology in Action, 23 (1), 6-13.
Michaelowa K.; Michaelowa, A., (2012). Negotiating climate change. Climate Policy, 12(5): 527-533.To link to this article: http://dx.doi.org/10.1080/14693062.2012.693393
Godfray H.C.J.; Crut E I.R.; Haddad L.; Lawrence D.; Muir J. F.; Nisbett N.; Pretty J.; Robinson S.; Toulmin C.; Whiteley R. (2010). The future of the global food system.Philosophical Transactions of the Royal Society B. 365, pp. 2769-2777.
Schiavoni, C. (2017). The contested terrain of food sovereignty construction: toward a historical, relational and interactive approach, The Journal of Peasant Studies, 44:1, 1-32,DOI: 10.1080/03066150.2016.1234455
Thomas Dax & Michael Fischer (2018) An alternative policy approach to rural development in regions facing population decline, European Planning Studies, 26:2, 297-315,DOI:10.1080/09654313.2017.1361596

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teóricas de transmissão de conhecimentos, apresentação de experiências concretas de investigação, sessões práticas dedebate, e discussão de projetos bem como trabalho autónomo dos estudantes.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - - Apresentação e discussão em aula do seu trabalho escrito individual(30%), - Elaboração de um trabalho escrito final enquadrado num dos topicos da disciplina (individual)(70%)

Conteúdo

1. Ambiente, sustentabilidade e problemas ecológicos
2. Movimentos sociais e resistência ecologista
a. O Homem e o ambiente: antropoceno e capitaloceno
b. Movimentos ecologistas e conflito ambiental
c. Redes urbanas e práticas ativistas
3. Estudos de caso:
a. Alterações climáticas e movimentos pela justiça climática
b. O futuro da alimentação, a soberania alimentar e o desperdício alimentar. Movimentos pela soberania alimentar e comércio justo
c. Territórios de baixa densidade e os desafios que colocam. Movimentos neo-rurais
d. Ativismos, direito ao espaço e resistências urbanas. Hortas urbanas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: