Teorias da Cidade e do Território
Objetivos
Esta UC tem como objectivo fundamental traçar um panorama diversificado de pensamento sobre a cidade, a partir dos contributos de várias disciplinas que se debruçam sobre o fenómeno urbano, ao mesmo tempo que se equacionam algumas das principais problemáticas contemporâneas na abordagem do urbano. Através de uma perspectiva multidisciplinar, pretende-se reflectir sobre as principais dinâmicas de crescimento e de transformação urbana que estruturam hoje as novas formas urbanas e sociais das cidades.
Caracterização geral
Código
722171248
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Henrique Pires Soares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N.A.
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
A metodologia de ensino consiste na combinação de sessões expositivas e de discussão dos conteúdos programáticos, com sessões de apresentação e debate de estudos de caso sobre a diversidade de problemáticas e teorias da cidade e do território. Pretende-se, nestas últimas, o envolvimento e participação activa dos alunos na discussão das problemáticas e dos debates seleccionados, com a moderação dos docentes.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Avaliação do desempenho da participação dos alunos em sessões de apresentação e de discussão de problemáticas concretas(30%), Redacção de um texto, em formato de paper, sobre uma das problemáticas contidas nos módulos que estruturam os conteúdos programáticos(70%)
Conteúdo
O programa encontra-se organizado em torno dos seguintes módulos: 1. A Geografia e a cidade. - Espaço:rigidez e mudança - Lisboa, a cidade e a área metropolitana: Uma narrativa espacial - Sistema urbano. Portugal a Península Ibérica e a Europa. 2.Arquitectura e espaço urbano. - Cidade e arquitectura: o olhar do arquitecto. - Cidade tradicional, cidade contemporânea Identificação das características da cidade contemporânea;urbanização compacta, urbanização dispersa; centro e periferia;densidade urbana e dispersão urbana. 3. A desigualdade social e espacial:segregação social e urbana: - Génese da noção de segregação nos estudos urbanos - Os Processos segregativos e os seu sefeitos espaciais: mobilidade residencial e \"efeitos de contexto\" - Os processos de segregação na cidade pós-fordista: as novas economias urbanas e a estrutura socioeconómica das cidades; Habitação e segregação social e urbana; Impactos sócioterritoriais: polarização, fragmentação e desigualdade urbana