Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana
Objetivos
- Fornecer o quadro de reflexão e pesquisa científicas que apontam para a centralidade do consumo, da cultura e da qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento urbano das cidades de tipo europeu.
- Capacitar os estudantes com ferramentas conceptuais e metodológicas que permitam o enriquecimento da formação de 2º ciclo, ao nível do enfoque multidisciplinar sobre consumo, cultura e qualidade de vida no contexto dos processos de urbanização.
Prosseguindo aqueles objectivos, procura-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:
- Capacidade para formular um quadro de reflexão sobre os enfoques multidisciplinares de abordagem da centralidade do consumo, cultura e qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento das cidades.
- Domínio de algumas ferramentas de operacionalização de conceitos e aplicações metodológicas, sobre aquelas temáticas, em contextos profissionais e/ou de prosseguimento de estudos pós-graduados.
Caracterização geral
Código
722171251
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Alves Felício Seco da Costa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
-Clarke, David B. (2003) The Consumer Society and the Postmodern City, Londres: Routledge.
-Cooke, P. and L. Lazzeretti (orgs.) (2007) Creative Cities, Cultural Clusters and Local Development, Cheltenham: Edward Elgar.
-Costa, P. (2007) A Cultura em Lisboa: competitividade e desenvolvimento territorial, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
-Craglia,Max,(2000) Evaluating the Quality of life in European Regions and Cities: theoretical conceptualization, classical and innovative indicators, COR Studies, European Comission.
-Jaine, Mark; (2005) Cities and Consumption,Londres: Routledge.
-Miles, Steven e Malcolm Miles (2004) Consuming Cities, Nova Iorque: Palgrave Macmillan.
-Rodrigues, Walter (2010) Cidade em Transição,Lisboa: Celta Editora.
-Scott,A. J.(2000) The Cultural Economy of Cities,London Sage.
-Sirgy,Joseph et al, (2003), Advances in Quality of life: theory and research, Klumer Academic Publishers.
- Zukin, Sharon(1995) The Cultures of Cities,Oxford: Blackwell.
Método de ensino
A metodologia de ensino consiste na combinação de uma componente expositiva e de discussão dos quadros teórico-conceptuais previstos nos conteúdos programáticos da unidade curricular, com uma componente de apresentação e discussão de materiais de pesquisa e instrumentos metodológicos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Elaboração individual de um texto escrito em formato paper, sistematizando, de forma articulada e coerente, conteúdos provenientes dos três módulos da unidade curricular(70%), Trabalho de grupo de apresentação em aula de material empírico, de recolha, análise e sistematização originais, sobre um dos temas do programa(30%)
Conteúdo
O programa da unidade curricular estrutura-se nos três módulos e conteúdos que se seguem:
1. Mudança urbana e modelos de consumo:
-Consumo como eixo estruturador das economias e da vida urbana;
-Crescimento urbano, espaços, fases e modelos de consumo;
-Metodologias qualitativas de análise do consumo.
2. Cultura, consumo urbano e desenvolvimento:
-Cidade, cultura, criatividade: questões conceptuais e metodológicas;
-Actividades culturais e território -Cultura, dinâmicas criativas e espaço urbano;
-Actividades culturais e revitalização urbana;
-Formas de governança e governação: políticas culturais, desenvolvimento territorial e criatividade urbana.
3. Qualidade de vida e desenvolvimento urbano:
-Contexto do surgimento da temática da qualidade de vida e da qualidade de vida urbana: uma reflexão a propósito do desenvolvimento urbano;
-As várias abordagens da qualidade de vida.
-Metodologias de diagnóstico e avaliação da qualidade de vida.