Metodologia do Trabalho Científico
Objetivos
Espera-se que os alunos pratiquem e adquiram as seguintes capacidades ao longo do semestre:
a) Utilizar uma lista de leituras fornecida pela docente, em conjugação com os conteúdos das aulas e os recursos bibliográficos existentes na FCSH (em papel e online).
b) Ler (semanalmente) um texto, proceder ao seu resumo e discussão do mesmo em aula.
c) Ganhar familiaridade com a escrita etnográfica, histórica e teórica da antropologia.
d) Familiarizar-se com os métodos de escrita dos diferentes autores (antropólogos) lidos durante o semestre (apresentação de objectivos, argumentos teóricos fundamentais, apresentação de resultados, conclusões).
e) Pesquisar bibliografia online e na biblioteca da FCSH-UNL (formação específica com a equipa da biblioteca).
f) Usar a norma de referenciação Chicago Style.
g) Apresentar oralmente com a ajuda eventual de um registo escrito (powerpoint) um pequeno trabalho realizado em grupo.
Caracterização geral
Código
01102075
Créditos
6.0
Professor responsável
Raquel Alves Neves Gil Carvalheira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Bernard, H. R., 2006. Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. Walnut Creek: Altamira Press.
- Gilbert, N. (ed.), 2001. Researching Social Life. London: Sage Pub.
- Nunes, A. Sedas, 2001. Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença.
- Quivy, R. & L. Van Campenhoudt, 1998. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Silva, A. S. & J. M. Pinto (org.), 1986. Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
Método de ensino
As aulas têm uma estrutura teorico-prática. Os conteúdos programáticos são apresentados pela docente e explorados em conjunto com os estudantes.
A avaliação comporta três momentos:
1. Exercício individual realizado em aula; 2. Exercício individual realizado em aula; 3. Exercício em grupo apresentado em aula. Os exercícios de avaliação individuais consistem na produção de duas “fichas de leitura” de um texto produzidas a partir do modelo QATIs (Quotation-Argument-Connections-Implications). O exercício de avaliação em grupo consiste na produção de um exercício crítico de leitura de três textos ou de um pequeno livro e sua apresentação na aula.
Método de avaliação
Avaliação continua - 1. Exercício individual realizado em aula; 2. Exercício individual realizado em aula; 3. Exercício em grupo apresentado em aula. (100%)
Conteúdo
I. As ciências sociais e a antropologia
a) Surgimento e consolidação das ciências sociais.
b) Temas de investigação em antropologia.
c) Teoria, método, análise: três componentes de um mesmo processo.
II. A produção de conhecimento científico em ciências sociais
a) Conhecimento científico e senso comum.
b) Condições e critérios de objectividade em ciências sociais.
c) As diferentes metodologias das ciências sociais e a etnografia, breve apresentação.
d) Instrumentos de recolha e tratamento de informação, breve apresentação.
e) Ética, neutralidade, objectividade, autoria, plágio.
f) Leitura crítica de textos antropológicos: o que ler e como ler.
g) Fichas de leitura e recensões: usos, potencialidades, limites.
h) Escrita: principais dificuldades e erros.
i) Produzir uma pequena bibliografia. Usar uma bibliografia.