Literatura Comparada
Objetivos
Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre literaturas e entre a literatura e outras artes. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado à discussão teórica, à articulação interartes e ao diálogo interdisciplinar.
Caracterização geral
Código
01100539
Créditos
6.0
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
BROWN, Sarah A., Ovid. Myth and Metamorphosis. London: Bristol Classical Press.
CLARKE, Bruce, Allegories of Writing. The Subject of Metamorphosis. Albany: SUNY, 1995.
CLARKE, Bruce, Posthuman Metamorphosis. Narrative and Systems. New York: Fordham U P, 2008.
GROSS, Kenneth, The Dream of the Moving Statue. Ithaca: Cornell UP, 1992.
MASSEY, Irving, The Gaping Pig. Literature and Metamorphosis. Berkeley: University of California Press, 1976.
SAUSSY, Haun (org.), Comparative Literature in an Age ofGlobalization. Baltimore: Johns Hopkins U. P., 2004.
WARNER, Marina, Fantastic Metamorphosis, Other Worlds, Oxford: Oxford UP, 2002.
Método de ensino
Aulas expositivas com componente integrada de discussão. Comentário em aula dos filmes analisados.
Método de avaliação
Método de avaliação
Avaliação. 2 exercícios escritos presenciais (50%) ou 1 exercício escrito (o 1º), um trabalho (50% cada)
Conteúdo
15/2 Introdução ao programa
20/2 Vertigo, de A. Hitchcock
22/2 Vertigo, de A. Hitchcock
27/2 Vertigo e As Metamorfoses: primeiras questões (a partir de Ovídio, Pigmalião e Io)
29/2 Vertigo e As Metamorfoses: primeiras questões (a partir de Ovídio, Pigmalião e Io)
5/3 As Metamorfoses (Licáon, Dafne, Narciso)
7/3 L. Carroll, Alice in Wonderland
12/3 Gogol, O Capote e O Nariz
14/3 R. Torpor, O Inquilino quimérico
19/3 R. Torpor, O Inquilino quimérico / workshop
21/3 R. Torpor, O Inquilino quimérico
Páscoa
2/4 Robert L. Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
4/4 Robert L. Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
9/4 Ingmar Bergman: Persona
11/4 Ingmar Bergman: Persona
16/4 Conclusão da primeira parte do programa e recapitulação
18/4 Exercício escrito presencial
23/4 introdução ao ponto 2: metamorfose e fronteiras do humano: Clarice Lispector, “A Menor Mulher do Mundo” e “A Quinta História”
30/4 David Cronenberg: The Fly
2/5 David Cronenberg: The Fly
7/5 Kafka, “A Metamorfose”
9/5 Kafka, “A Metamorfose”
14/5 Kafka, “A Metamorfose”
16/5 Jacques Tourneur, Cat People
21/5 Jacques Tourneur, Cat People
23/5 J. G. Rosa, “Meu Tio o Iauaretê”
28/5 J. G. Rosa, “Meu Tio o Iauaretê”
30/5 2º exercício escrito presencial
Avaliação. 2 exercícios escritos presenciais (50%) ou 1 exercício escrito (o 1º), um trabalho (50% cada)