Literatura Comparada

Objetivos

Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre literaturas e entre a literatura e outras artes. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado à discussão teórica, à articulação interartes e ao diálogo interdisciplinar.

Caracterização geral

Código

01100539

Créditos

6.0

Professor responsável

Clara Maria Abreu Rowland

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BROWN, Sarah A., Ovid. Myth and Metamorphosis. London: Bristol Classical Press.

CLARKE, Bruce, Allegories of Writing. The Subject of Metamorphosis. Albany: SUNY, 1995.
CLARKE, Bruce, Posthuman Metamorphosis. Narrative and Systems. New York: Fordham U P, 2008.
GROSS, Kenneth, The Dream of the Moving Statue. Ithaca: Cornell UP, 1992.

MASSEY, Irving, The Gaping Pig. Literature and Metamorphosis. Berkeley: University of California Press, 1976.
SAUSSY, Haun (org.), Comparative Literature in an Age ofGlobalization. Baltimore: Johns Hopkins U. P., 2004.
WARNER, Marina, Fantastic Metamorphosis, Other Worlds, Oxford: Oxford UP, 2002.


 

Método de ensino

Aulas expositivas com componente integrada de discussão. Comentário em aula dos filmes analisados. 

Método de avaliação

Método de avaliação


 


Avaliação.  2 exercícios escritos presenciais (50%) ou 1 exercício escrito (o 1º), um trabalho (50% cada)

Conteúdo

 


15/2        Introdução ao programa 


20/2        Vertigo, de A. Hitchcock 


22/2       Vertigo, de A. Hitchcock 


27/2       Vertigo As Metamorfoses: primeiras questões (a partir de Ovídio, Pigmalião e Io)


29/2       Vertigo As Metamorfoses: primeiras questões (a partir de Ovídio, Pigmalião e Io)


5/3         As Metamorfoses (Licáon, Dafne, Narciso) 


7/3         L. Carroll, Alice in Wonderland


12/3         Gogol, O Capote e O Nariz


14/3       R. Torpor, O Inquilino quimérico


19/3      R. Torpor, O Inquilino quimérico / workshop


 21/3        R. Torpor, O Inquilino quimérico


 Páscoa


2/4     Robert L. Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde 


4/4       Robert L. Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde  


9/4        Ingmar Bergman: Persona 


11/4         Ingmar Bergman: Persona


 16/4        Conclusão da primeira parte do programa e recapitulação


 18/4         Exercício escrito presencial


23/4      introdução ao ponto 2: metamorfose e fronteiras do humano:  Clarice Lispector, “A Menor Mulher do Mundo” e “A Quinta História”     


30/4       David Cronenberg: The Fly


2/5         David Cronenberg: The Fly


7/5        Kafka, “A Metamorfose”


 9/5         Kafka, “A Metamorfose”


14/5         Kafka, “A Metamorfose” 


16/5        Jacques Tourneur, Cat People 


21/5      Jacques Tourneur, Cat People


 23/5      J. G. Rosa, “Meu Tio o Iauaretê” 


28/5        J. G. Rosa, “Meu Tio o Iauaretê”


30/5        2º exercício escrito presencial


 


Avaliação.  2 exercícios escritos presenciais (50%) ou 1 exercício escrito (o 1º), um trabalho (50% cada) 


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: