Literaturas Marginais
Objetivos
Os discentes terão acesso a um leque de formas e géneros literários tradicionalmente considerados menores ou mesmo paraliterários. A partir do confronto com esses textos, bem como com aproximações teóricas que sobre eles lançam outra luz - muitos integrando um "continente desconhecido" - a disciplina tenta contribuir para que cada discente enriqueça e desenvolva o seu discurso crítico sobre o que é literatura e o seu lugar nas artes.
Caracterização geral
Código
01100545
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Barreira Zink
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
BARTHES, Roland, Fragmentos de um discurso amoroso, Lisboa, Edições 70, 1977
ECO, Umberto, Apocalípticos e Integrados, Lisboa, Difel, 1991
HATHERLY, Ana, A reinvenção da leitura - ensaio seguido de 19 poemas visuais, Lisboa, Futura, 1975
ISER, Wolfgang, The Act of Reading, Baltimore, John Hopkins U.P., 1978
McCLOUD, Scott, Understanding Comics, Northampton MA, Kitchen Sink Press, 1993
PIMENTA, Alberto, O Silêncio dos Poetas, Lisboa, Cotovia, 1990
SARAIVA, Arnaldo, Literatura marginal/zada, Porto, Árvore, 1975
SPIEGELMAN, Art, Maus, Lisboa, Quetzal, 2014 VONNEGUT, Kurt, Matadouro 5, Lisboa, Bertrand, 2011
ZINK, Rui, Literatura Gráfica?, Lisboa, Celta, 1999 ZINK, Rui, O Humor de Bolso de José Vilhena, Lisboa, Celta, 2000
Método de ensino
A aula tem uma componente de exposição pelo docente e outra de participação e debate. Nem sempre a componente de debate é inteiramente conseguida, mas é ainda assim um instrumento considerado fulcral.
Método de avaliação
Avaliação contínua - Frequência(40%), Participação(20%), Trabalho final((40%)
Conteúdo
1. Literatura marginal
1.1. Há um cânone literário?
1.2. Marginal, um conceito equívoco
1.3. Cultura popular e cultura de massa
1.4. O século XX: fronteira e (com)fusão
1.5. «Toda a literatura é marginal»?
2. Paraliteraturas impressas
2.1. Literatura de cordel: o caso do Brasil
2.2. Máquinas narrativas: o romance policial. Dennis McShade
2.3. Ficção científica ou ficção política? Frank Herbert, Dune
2.4. Sátira e humor
2.5. Banda desenhada/Literatura gráfica
2.6. A crónica. Lobo Antunes, Miguel Esteves Cardoso
2.7. Escritores de canções. Sérgio Godinho, Leonard Cohen
3. Paraliteraturas expressas
3.1. Teatro/happening/performance Felizes da Fé
3.2. Poesia visual/experimental Po.Ex: Hatherly, Melo e Castro
3.3. Livro objecto /Mail Art. Fernando Aguiar/José Oliveira
3.4. Cinema. Vale Abraão (Agustina e Oliveira)
3.5. Rádio/TV Dennis Potter
3.6. Internet, hipertexto, e-leitores Os Surfistas, Arquivo Pessoa 3.8. Slam Poetry. Os Poetas do Povo.
3.9. Facebook?