Língua e Sociedade Galega
Objetivos
a) Adquirir conhecimento sobre o contexto social a Galiza;
b) Adquirir conhecimentos sobre a sociolinguística actual do Galego;
c) Conhecimentos de língua galega, nas quatro competências básicas: expressão escrita e expressão oral (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), compreensão escrita e compreensão oral (nível B2);
d) Adquirir competências gramaticais: fonética, fonologia, sintaxe, léxico do Galego.
Caracterização geral
Código
01106766
Créditos
6.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Álvarez, R. / Regueira, X. L. / Monteagudo, H. (1995) [1986]: Gramática Galega (Vigo: Galaxia).
- Bernárdez, C. L./ Insua, E. M./ Millán Otero, X. M./ Rei Romeu, M./ Tato Fontaíña, Laura (2001): Literatura galega. Século XX (Vigo: A Nosa Terra).
- Blanco Pérez, D. (1994): Historia da literatura popular galega ( Santiago: Servizo de publicacións e intercambio científico da Universidade de Santiago).
- Carvalho Calero, R. (1979) [1963]: Historia da literatura galega contemporánea (Vigo: Galaxia).
- Castaleiro, J. M. e J. Pascoal (1988): Nivel limiar (para o ensino/apredizagem do Português como língua segunda/língua estrangeira), Estrasburgo: Consello de Europa.
- Chamorro, M. / Da Silva, I. / Núñez, X. (2008): Aula de Galego 1 (Santiago de Compostela: Xunta de Galicia)
- Freixeiro Mato, X. F. (1998-2003): Gramática da lingua galega (4 vols.) (Vigo: A Nosa Terra).
- González Rei, B. (2004): Ortografía da lingua galega (A Coruña: Galinova Editorial)
Método de ensino
Os conteúdos gramaticais e históricos (sobre língua e literatura) são desenvolvidos mediante explicações teóricas, coordenadas com um enfoque prático para a aprendizagem da língua. É habitual o uso de materiais reais (textos,
vídeos, audições) e a proposta de atividades práticas para a sua correta assimilação.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. As ideias de língua, literatura e cultura no caso galego.
1.1. Situação sociolinguística.
1.2. Modelos de planificação linguística e cultural.
1.3. Critérios para a definição da literatura e a cultura galegas.
2. História da língua e elaboração do galego moderno.
2.1. O galego no contexto ibérico e românico.
2.2. A relação histórica do galego e o português.
2.3. O debate ortográfico: História e atualidade.
2.4. Elaboração e desenvolvimento do galego moderno.
2.4.1. Normas ortográficas e morfológicas.
2.4.2. Analogias e diferenças com o português. Léxico e semântica.