Culturas dos Países de Língua Portuguesa

Objetivos

a) Desenvolver conhecimento sobre aspetos sociais e culturais respeitantes aos países de língua portuguesa;
b) Ser capaz de reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações nesses contextos;
c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e seleção de informação em bibliotecas e em ambiente eletrónico;
d) Participar ativamente na discussão das leituras e conteúdos propostos.

Caracterização geral

Código

711091110

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

A fornecer para cada módulo, com materiais organizados para o efeito . Apresentamos abaixo apenas algumas leituras de referência / Tailored to each week´s discussions.

Leituras gerais/ General readings:

- Almeida, Miguel V. de. Earth-Colored Sea: Race, Culture And The Politics Of Identity In The Post-Colonial PortugueseSpeaking World. Oxford & New York: Berghahn Books, 2004.
- Atlantica: contemporary art from Angola and its diaspora. Lisboa: Hangar, 2018.
- Buala.org
- Carvalho, Ruy Duarte. Vou lá visitar pastores. Lisboa: Cotovia, 1999.
- Comaroff, Jean & John (Eds.). Law and Disorder in The Postcolony. U. of Chicago Press, 2006.
- Mignolo, Walter. Delinking. Cultural Studies 21(2-3), 2007.
- Said, Edward W., Orientalismo, Lisboa: Cotovia, Ensaio, 2004.

Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática.
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes caraterísticas:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 1 Teste(35%), 1 Teste ou trabalho(35%), Assiduidade e Participação(30%)

Conteúdo

  • Sociedades pós-coloniais;
  • As periferias urbanas;
  • Culturas e resistência;
  • Mulheres e desenvolvimento;
  • Conservação ambiental e mobilização social;
  • Arte e conflito;
  • Comunicação social e liberdade de expressão;
  • Diversidade linguística.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: