Literaturas Africanas

Objetivos

a) Desenvolver o conhecimento de aspetos literários e epistemológicos respeitantes às sociedades pós-coloniais

b) Reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações

c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e seleção de informação em bibliotecas e em ambiente eletrónico

d) Participar ativamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos

Caracterização geral

Código

711091117

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

África - literatura, arte e cultura, Linda-a-Velha, 1978-1986

Ashcroft et allii (eds.)The Post-Colonial Studies Reader.London & NY: Routledge, 2003

Carvalho, A. Claridade: Movimento de emancipação cultural e ideológica cabo-verdianas. Língua-Lugar : Literatura, História, Estudos Culturais, (3), 2021

Carvalho, R. D. Vou lá Visitar Pastores. Lisboa: Cotovia, 1999

Chabal, P. A History of Postcolonial Lusophone Africa. London. C. Hurst & Co., 2002

Leite, A.M. Literaturas Africanas e Formulações Pós-coloniais, Lisboa: Colibri, 2003

Medeiros, P.(Org.). Postcolonial Theory and Lusophone Literatures, PSC – Univ. Utrecht. Utrecht, 2007

Rothwell, P.(Org.). Sexual-Textual Empires: Gender and Marginality in Lusophone African Literature, Bristol, Bristol, 2004

Sanches, M.R.(Org.), Deslocalizar a Europa, Lisboa: Cotovia, Ensaio, 2005.

Tenreiro, F. J. Coração em África, Linda-a-Velha: Alac, 1982

Vieira, J.L. Luuanda, 8ª ed.,Lisboa: Ed. 70, 1981

VVAA. A Urgência da Teoria. Lisboa: Tinta da China, 2007

Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática A metodologia a seguir em aula apresenta as caraterísticas a seguir enunciadas - apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo - discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias - debates com autores e críticos

Método de avaliação

Avaliação contínua - Participações em aula - 10% Assiduidade - 10%(20%), Teste(40%), Teste ou Trabalho Escrito(40%)

Conteúdo

A - Introdução Dados sobre Educação, Cultura, Literatura e Artes Literatura, Diáspora e Sociedade

B - A Literatura escrita em Línguas Africanas e em Língua Portuguesa no contexto Africano Global Tendências e temas contemporâneos

C - História da Literatura Africana escrita em Língua Portuguesa Autores e textos dos séculos XIX, XX e XXI Movimentos geracionais, novas textualidades

D - As Literaturas de Transmissão Oral Géneros e subgéneros Antropologia, Etnografia e Literatura

E - A Ficção Géneros e subgéneros (contos, novelas, lendas, fábulas) Temas dominantes e questões estilísticas

F - Poéticas Textos e Autores (poesia e resistência; poesia e cultura) Tendências contemporâneas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: