Teoria da Literatura

Objetivos

(1) Familiarizar os alunos com textos, questões e conceitos fundamentais da Teoria da Literatura;

(2) alargar e sofisticar o seu vocabulário crítico e filosófico, assim como as suas capacidades críticas;

(3) assegurar que compreendem não apenas as questões conceptuais em jogo a cada momento do curso, mas também as afinidades conceptuais e históricas entre diferentes tópicos;

(4) assegurar que os conhecimentos adquiridos possam ser traduzidos para uma escrita clara, coerente, rigorosa e relevante.

Caracterização geral

Código

711091120

Créditos

6.0

Professor responsável

Tatiana Salem Levy

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

AAVV. Linguística e Literatura, Lisboa, Edições 70, 1968
Austin, JL. Quando dizer é fazer, Porto Alegre, Artes Médicas, 1990
Baudelaire, C. O Pintor da Vida Moderna, Lisboa: Nova Vega, 2015
Bourbon, B. Finding a Replacement for the Soul, Cambridge, Harvard UP, 2004
Chomsky, N. The Minimalist Program, Cambridge, The MIT Press. 1995
Davidson, D. The Essential Davidson, Oxford, Oxford UP, 2006
de Man, P. O Ponto de Vista da Cegueira, Braga, Coimbra e Lisboa: Cotovia & Angelus Novus, 1999
Eagleton, T. Literary Theory, An Introduction, Minneapolis, U of Minnesota Press, 2008
Lévi-Strauss, C, Mito e Significado, Lisboa, Edições 70, 1987
Pippin, R. Modernism as a Philosophical Problem, Wiley-Blackwell, 1999
Rorty, R. Contingência, Ironia e Solidariedade, Lisboa: Editorial Presença, 1994
Saussure, F. Curso de linguística geral, Rio de Janeiro, Cultrix, 2008
Todorov, T. Grammaire du Decameron, Haia, Mouton, 1969
Wittgenstein, L. Tratado Lógico-Filosófico. Investigações Filosóficas, Lisboa, FCG, 2002

Método de ensino

Dado o carácter propedêutico desta unidade curricular, privilegiar-se-á a componente expositiva, a partir da leitura e análise de textos recomendados, sempre que possível em traduções portuguesas. A componente expositiva visa enquadrar e delimitar questões histórico-literárias, filosóficas, conceptuais e de análise textual suscitadas pelas leituras, ao mesmo tempo que desenha um argumento a seu respeito. À parte expositiva seguir-se-á um momento de debate, recapitulação e esclarecimento de dúvidas, com vista à organização de conclusões.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Prova escrita presencial (50%), Trabalho escrito final ((50%)

Conteúdo

1. O conceito de linguagem

a) A ideia de linguagem segundo os linguistas. A arbitrariedade do signo. Langue vs parole. A ideia de uma gramática interna. (Saussure, Chomsky.)

b) O conceito de jogos de linguagem. Sentido e uso. A ideia de linguagens privadas. (Wittgenstein.)

c) "Speech acts". (Austin.)

d) A contingência da linguagem. (Rorty.)

e) "There is no such thing as a language." (Davidson.)

2. Literariedade, literatura enquanto linguagem privilegiada

a)A influência da linguística e das ciências sociais sobre a teoria literária

b) Formalismo, Literariedade e desfamiliarização. A unidade estrutural da obra literária. (Jakobson, Todorov.)

c) New criticism. Forma e intencionalidade. (Wimsatt e Beardsley.)

d) Estruturalismo. (Lévi-Strauss.)

e) Perspectivas críticas. (Eagleton, Bourbon, de Man.)

3. Modernidade literária

a) O pintor da vida moderna. (Baudelaire.)

b) A modernidade enquanto conceito histórico-literário vs a modernidade como impulso na direcção do presente. (de Man.)

c) A modernidade enquanto problema filosófico. (Pippin.)

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: