Expressão e Argumentação
Objetivos
1. Desenvolver as competências necessárias para uma correcta expressão escrita e oral;
2. Desenvolver as competências necessárias para a construção de argumentos e orientação entre argumentos diversos;
3. Desenvolver as capacidades de análise de argumentos expostos oralmente e por escrito;
4. Praticar e desenvolver a capacidade de argumentação específica dos Estudos Literários.
Caracterização geral
Código
711091143
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
1. Manuel Rodrigues Lapa, Estilística da Língua Portuguesa, Coimbra, Coimbra Editora, 8.ª ed., 1975;
2. João Andrade Peres, Telmo Móia, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 1995;
3. Gerald Graff, Cathy Bikerstein, They Say I Say. The Moves That Matter in Academic Writing, Nova Iorque, Norton, 2006;
4. Theodor W. Adorno, "Punctuation Marks", Notes to Literature, vol. I., Nova Iorque. Columbia University Press, 1958.
Método de ensino
Tendo carácter fortemente prático, as aulas consistirão na análise de casos exemplares de argumentação e no exercício da argumentação em cooperação de equipa envolvendo alunos e professor. Tópicos como a identificação do propósito dum argumento, o resumo dum ensaio, a exposição sumária dum argumento a apresentar e os métodos e fórmulas de argumentação tanto escrita como oral serão guias das diferentes sessões. As aulas decorrerão num equilíbrio entre leitura e escrita, entre produção e análise. A avaliação será periódica, no meio e no final do semestre, consistindo em exercícios práticos análogos aos efetuados nas aulas.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Tópicos
a) A escrita e o problema da especificidade da escrita nas Humanidades;
b) Oral e escrito: necessidade e limites da distinção; questões de vocabulário, linguagem corrente e conceitos;
c) A especificidade do argumento nos estudos literários: verdade, opinião, subjetivismo, impressionismo e respectivas consequências do ponto de vista da argumentação;
d) O ensaio: escrita, literatura e argumentação.
2. Prática do ensaio
Exercício colaborativo de ensaio coletivo sobre Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.