Aquisição e Ensino de Língua Não Materna
Objetivos
(a) Conhecer os principais conceitos teóricos e questões de investigação no domínio da aquisição de língua não materna (L2)
(b) Reconhecer a relevância do domínio de aquisição de L2 para o ensino de línguas
(c) Adquirir competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas
Saberes e competências específicos:
(a) Capacidade de identificar características que distinguem a aquisição de L2 da aquisição de L1
(b) Capacidade de identificar e caracterizar fatores determinantes na aquisição de L2
(c) Capacidade de descrever propriedades da aquisição de português L2 em diferentes níveis
(d) Capacidade de identificar diferenças e semelhanças, na aquisição de L2, entre crianças e adultos
(e) Capacidade de relacionar a aquisição de L2 com outros tipos de aquisição da linguagem
(f) Capacidade de aplicar conhecimentos sobre a aquisição de L2 ao ensino de línguas
Caracterização geral
Código
722131096
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bizarro, R., M.A. Moreira e C. Flores (2013) (orgs.) Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel.
Ellis, R. (2015) Understanding Second Language Acquisition (2nd ed.). Oxford University Press.
Ellis, R. & N. Shintani (2014) Exploring Language Pedagogy through Second Language Acquisition Research. Routledge.
Gass, S. & L. Selinker (2008) Second Language Acquisition: An introductory course. Routledge, 3rd ed.
Madeira, A. (2017) Aquisição de língua não materna. In M.J. Freitas e A.L. Santos (eds.) A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences, Language Science Press, 305-330.
Mitchell, R., F. Myles e E. Marsden (2013) Second Language Learning Theories, 3rd ed. Routledge.
Ortega, L. (2009) Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education.
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em módulos programáticos, em função dos conteúdos lecionados. O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeo-aulas com a exposição de conteúdos; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar as vídeo-aulas; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha. Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.
Ensino em e-learning.
Método de avaliação
Método de avaliação - (a) Participação em sessões de atendimento e nos fóruns de discussão(10%), (b) Realização de atividades individuais ou colaborativas ao longo do semestre(40%), (c) Trabalho final, através do qual serão avaliados de modo mais global os conhecimentos e as competências desenvolvidos(50%)
Conteúdo
1. Especificidades da aquisição/aprendizagem da língua não materna
1.1. Conceitos básicos: «língua materna», «língua não materna», «língua estrangeira», «língua segunda»; «aquisição»e«aprendizagem»
1.2. Características distintivas e fatores determinantes na aquisição de língua não materna
2. O papel do conhecimento linguístico prévio
3. O desenvolvimento da competência linguística (lexical, fonológica, morfológica, sintática e semântica) e pragmática
4. Idade e efeitos de período crítico
4.1. A Hipótese do Período Crítico
4.2. Especificidades da aquisição de língua não materna por crianças
5. O papel de fatores individuais na aquisição de língua não materna
5.1. Contextos de aprendizagem
5.2. Diferenças individuais: e.g. motivação, atitudes, estilos de aprendizagem
6. Outros tipos de aquisição: aquisição bilingue, língua de herança, L3
7. Aquisição de língua não materna e ensino explícito da língua
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: