Metodologias Específicas de Ensino de Língua Não Materna
Objetivos
Objectivos gerais:
(A) familiarizar os alunos com metodologias específicas para o ensino de língua não materna, com especial referência para o português
(B) treinar os alunos na planificação e implementação de metodologias específicas de ensino de língua não materna, adaptadas a diferentes públicos.
Objetivos específicos:
(a) conhecer as diferentes metodologias orientadas para o ensino/aprendizagem de uma língua não materna, em oposição ao da língua materna
(b) adequar diferentes metodologias a públicos distintos, em função de diferentes contextos de aprendizagem
(c) desenvolver diferentes procedimentos de avaliação e conceber instrumentos de avaliação adequados
(d) desenhar programas e planificar aulas, considerando os princípios metodológicos básicos do ensino de línguas e definindo os conteúdos e as estratégias em função do perfil e das necessidades educativas do público-alvo
(e) desenvolver materiais, tarefas e atividades para treino de diferentes competências em língua não materna
Caracterização geral
Código
722131097
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fieis e Melo, Susana Mesquita de Deus Correia
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
E-learning
Council of Europe (2020) Common European framework of reference for languages: learning, teaching, assessment. Companion volume with new descriptors (versão online disponível em https://rm.coe.int/common-european-framework-of-reference-for-languages-learning-teaching/16809ea0d4)
Conselho da Europa (2001) Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Edições ASA (disponível online em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf)
Ellis, Rod & Natsuko Shintani (2014) Exploring language pedagogy through second language acquisition research. London/New York: Routledge.
Harmer, Jeremy (2015) The practice of English language teaching (Longman Handbooks for Language Teachers). Longman ELT, 5ª ed.
Hinkel, Eli (ed.) (2011) Handbook of research in second language teaching and learning, volume II. New York/London: Routledge.
Long, Michael & Catherine Doughty (eds.) (2009) The handbook of language teaching. Wiley-Blackwell.
Long, Michael (2014) Second language acquisition and task-based language teaching. Wiley-Blackwell.
McDonough, Jo, Christopher Shaw & Hitomi Masuhara (2013) Materials and methods in ELT: a teacher’s guide (3rd ed.). Wiley-Blackwell.
Richards, J.C. & T.S Rodgers (2014) Approaches and methods in language teaching (3rd edition). Cambridge University Press.
Usó-Juan, Esther & Alicia Martínez-Flor (eds.) (2006) Current trends in the development and teaching of the four language skills. Mouton de Gruyter.
- A bibliografia específica será disponibilizada no início de cada semana.
On-site
Chapelle, C. A. & Sauro, S. (2017). (Eds). The Handbook of Technology and Second Language Teaching and Learning. New York: Wiley-Blackwell.
Ellis, R. (2007). Task-based language learning and teaching. Oxford University Press.
McDonough, J., Shaw, C. & Masuhara, H. (2013). Materials and methods in ELT: a teacher’s guide (3rd ed.). NY: Wiley-Blackwell.
McGrath, I. (2002). Materials Evaluation and Design for Language Teaching. Edinburgh: Edinburg University Press.
Richards, J.C. & Rodgers, T.S. (2001). Approaches and Methods in Language Teaching (2nd edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Tomlinson, B. (2013). Developing Materials for Language Teaching (2nd Edition). London, New Delhi, NY, Sydney: Bloomsburry.
Método de ensino
E-learning - A UC tem uma organização semanal – cada semana corresponde a uma unidade de aprendizagem (UA). Cada UA está apoiada centralmente numa videoaula, a que se associam diferentes recursos, incluindo, em todas as UA:
- tópicos da aula
- bibliografia específica (obrigatória e complementar)
- atividades (formativas e de avaliação)
Presencial - As aulas teóricas serão sobretudo expositivas, sendo incentivada a discussão dos tópicos apresentados. As aulas práticas terão uma componente de aplicação dos conhecimentos, sendo, também, promovida a reflexão sobre os conteúdos teóricos e sobre o próprio trabalho dos alunos.
O acesso aos conteúdos do programa e a outros documentos e atividades pode ser feito através da plataforma Moodle.
Método de avaliação
Métodos de avaliação
E-learning - Os elementos de avaliação e respetiva ponderação na classificação final a atribuir são os seguintes:
3 atividades de aplicação de conhecimentos – 60%
Trabalho final – 40%
On-site - Atividades de aplicação de conhecimentos, desenvolvidas ao longo do semestre - 40.0%
Participação ativa e pertinente nas aulas - 10.0%
Trabalho final - apresentação oral: 20%, trabalho escrito: 30% - 50.0%
Conteúdo
E-learning:
1. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna.
2. Competências a desenvolver na aprendizagem da língua não materna: a competência comunicativa.
3. Fatores a ter em conta na definição da metodologia:
3.1 Público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna);
3.2 Contextos de aprendizagem;
3.3 Objetivos de aprendizagem.
4. Práticas de avaliação diagnóstica.
5. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas.
6. O ensino baseado em tarefas.
7. Tarefas e atividades para o ensino:
7.1 Compreensão oral
7.2 Produção/interação oral
7.3 Compreensão escrita
7.4 Produção escrita
7.5 Vocabulário
7.6 Gramática
On-site:
1. Modelos e perspetivas em L2/LE: aquisição e aprendizagem, conhecimento implícito e explícito
2. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna: ensino clássico da gramática e vocabulário vs. abordagens comunicativas
3. Competências a desenvolver na aprendizagem de língua não materna: comunicativa, sociolinguística e pragmática
4. Fatores a ter em conta na definição da metodologia: público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna), contextos e objetivos de aprendizagem
5. Ensino de língua baseado em tarefas, em competências e em conteúdos
6. Práticas de avaliação e desenvolvimento de instrumentos de avaliação
7. Tecnologias de apoio ao ensino/aprendizagem de língua não materna
8. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas
9. Desenvolvimento e análise de materiais, tarefas e atividades para compreensão (oral e escrita), produção (oral e escrita) e interação (oral e escrita)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: