Tópicos em Ensino de Português Língua Não Materna

Objetivos

No final, os alunos deverão ser capazes de:

  • Explorar questões pertinentes no âmbito do ensino de PLNM;
  • Desenvolver competências de pesquisa autónoma direcionada para a resolução de problemas em contextos específicos de ensino.
  • Pretende-se que os alunos desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:
  • Conhecimento de conceitos e questões relevantes no ensino de PLNM
  • Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino de (P)LNM
  • Conhecimento de práticas de avaliação (verificação da progressão das aprendizagens e para transição de nível)
  • Capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de PLNM adequados ao perfil específico do público-alvo
  • Capacidade de identificar procedimentos adequados para trabalhar o português como língua para fins específicos
  • Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica
  • Capacidade de desenvolver projetos de investigação-ação que permitam intervir adequadamente em diferentes contextos educativos

Caracterização geral

Código

722131100

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Burns, A. (2010) Doing Action Research in English Language Teaching: A Guide for Practitioners. Routledge.
Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, Avaliação. ASA.
Hughes, A. (2003) Testing for Language Teachers, 2nd Edition. CUP.
Mateus, M. H. M., D. Pereira e Fischer, G. (orgs.) (2008) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. FCG.
Mateus, M.H.M. e L. Solla (orgs.) (2013) O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: ILTEC/FCG.
Ministério da Educação (2005) Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE). Lisboa: DGIDC/GAERI.
Otwinowska, A. and G. de Angelis (eds.) (2014) Teaching and Learning in Multilingual Contexts: Sociolinguistic and Educational Perspectives. Multilingual Matters.
Tripp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa 31, 3, São Paulo, 443-466.
Wallace, M. (1998) Action Research for Language Teachers. CUP

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos programáticos, em função dos conteúdos lecionados. O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeo-aulas com a exposição de conteúdos; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar as vídeo-aulas; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha. Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.
Ensino em e-learning.

Método de avaliação

Método de avaliação - (a) Participação em sessões de atendimento e nos fóruns de discussão(10%), (b) Realização de atividades individuais ou colaborativas ao longo do semestre (50%), c) Desenho de um projeto de investigação-ação(40%)

Conteúdo

1. Documentos orientadores e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna
2. O ensino do português em diferentes contextos de aprendizagem e a diferentes públicos: o português como língua segunda, língua estrangeira e língua de herança.
3. O ensino/aprendizagem do português enquanto língua de escolarização
4. Práticas de avaliação para verificação da progressão das aprendizagens e para transição de nível
5. O desenvolvimento de projetos de investigação-ação no domínio do português língua não materna

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: