Gestão e Programação de Projetos Culturais e Criativos
Objetivos
A UC pretende dar resposta às necessidades decorrentes de um novo cenário cultural a que temos assistido nas duas últimas décadas, nomeadamente a necessidade por parte das instituições de profissionais qualificados e atualizados nos domínios da cultura, bem como dos novos desafios colocados aos profissionais da cultura em virtude das inovações comunicacionais e tecnológicas dos últimos anos. O estudante deve ser capaz de refletir sobre a atual situação do setor cultural em Portugal e que desafios se colocam hoje a um profissional no domínio da cultura; aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo das realidades quotidianas da programação, gestão e manutenção dos equipamentos culturais; conceber, organizar e produzir eventos e projetos culturais e criativos; elaborar planos diretores culturais para instituições e equipamentos culturais e desenvolver as competências necessárias para uma formação avançada e prestação de consultoria nestas áreas.
Caracterização geral
Código
02100100
Créditos
10.0
Professor responsável
Patrícia Alexandra Correia Ascensão
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AAVV (2001). O Estado das Artes, As Artes e o Estado: actas do congresso. Lisboa: OAC
AAVV (2004). Públicos da Cultura. Lisboa: OAC.
AAVV (2010). Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas. Lisboa: ICS.
AAVV (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.
Aguileta, Iñaki López de (2000), Cultura y ciudad. Manual de política cultural municipal. Gijon: Trea.
Byrnes, William (2012). Management and the Arts. UK: Taylor & Francis.
Crespi, Franco (1997). Manual de sociologia da cultura. Lisboa: Editorial Estampa.
Debord, Guy (2012), A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Antígona.
Esquenazi, Jean-Pierre (2006). Sociologia dos Públicos. Porto: Porto Editora.
Ferin, Isabel (2009). Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
Lipovetsky, Gilles (2013), A Cultura-mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70.
Lopes, João Teixeira (2000), Cidade e a Cultura: um estudo sobre práticas cultura urbanas, Porto, Edições Afrontamento
Lopes, João Teixeira (2007), Da Democratização à Democracia Cultural. Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Porto: Profedições.
Madeira, Cláudia (2002), Novos Notáveis. Os programadores Culturais. Oeiras: Celta.
Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa: ICS.
Ribeiro, António Pinto (2000), Ser feliz é imoral. Lisboa: Cotovia.
Steiner, George (2004). A Ideia de Europa. Lisboa: Gradiva.
Veal, A.J. & Burton, C. (2014). Research Methods for Arts and Event Management. UK: Pearson Education Limited.
Walter, Carla (2015). Arts Management: An entrepreneurial approach. London: Routledge.
Método de ensino
Apresentação oral dos conteúdos fundamentais do programa e sua discussão em grupo, a partir de leituras prévias dos textos de referência. A exposição oral será acompanhada pela leitura de textos de apoio, materiais audiovisuais e estudos de caso de modo a promover a discussão e análise prática dos conteúdos teóricos. Orientação e tutoria nos diferentes trabalhos de investigação dos estudantes.
Método de avaliação
Participação ativa nas sessões (10%).
Realização das tarefas propostas em aula (15%).
Trabalho 1 (30%).
Trabalho 2 (45%).
Conteúdo
1. Questões introdutórias. Tendências e desafios atuais no setor cultural. Conceitos e paradigmas das políticas culturais.
2. Fundamentos teórico-práticos da programação cultural. Desafios contemporâneos da programação cultural. Dimensões e conceitos da programação cultural. As fases do processo cultural e os atores. O papel do programador cultural.
3. Os públicos da cultura. Práticas e consumos culturais. Conceito de público(s). Os estudos de receção cultural. Estudos de públicos: tipologias, fontes e métodos. Públicos da cultura: segmentação e perfis sociais.
4. A gestão de projetos. Conceções teóricas e características. A gestão aplicada ao contexto cultural: gerir cultura.
5. A gestão estratégica aplicada ao contexto cultural e criativo. Pensamento estratégico: conceitos chave. Planeamento estratégico: as fases do processo. O desenho e a formulação de um projeto cultural. Metodologias e ferramentas de análise e diagnóstico estratégico. Ferramentas para planeamento e gestão de projetos.
6. Financiamento de projetos culturais e criativos. O orçamento do projeto. Tipologias de financiamento. Oportunidades de financiamento para projetos culturais. Estratégias de angariação de recursos financeiros e apoios. Como elaborar um dossiê de apoios e mapa de contrapartidas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: