Teoria de Aprendizagem Musical para a Primeira Infância

Objetivos

A unidade curricular de Teoria de Aprendizagem Musical para a Primeira Infância tem como objetivos:

1. Adquirir conhecimentos relativos aos conteúdos da Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) para a primeira infância proposta pelo pedagogo e investigador Edwin Gordon;

2. Adquirir conhecimentos específicos relativos ao conceito de Audiação Preparatória, com enfoque nos estádios da Aculturação (Tipos: Absorção; Resposta Aleatória; Resposta Intencional) e da Imitação (Tipos: Abandono do egocentrismo; Decifragem do código);

3. Adquirir capacidades de observação de comportamentos musicais (segundo os tipos e estádios de Audiação Preparatória) na primeira infância;

4. Adquirir capacidades de observação de comportamentos sociais e de interação na primeira infância;

5. Adquirir competências para a estruturação de sessões de orientações musicais para a primeira infância;

6. Adquirir competências práticas em termos musicais e relacionais para o ensino da Música na primeira infância.

Caracterização geral

Código

02102684

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Bradley, K. K. (2009). Rudolf Laban. New York: Routledge.
Gordon, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (P. M. Rodrigues, trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. M. & Nunes, P. (2003). Bebé Babá - da musicalidade dos afetos à música com bebés. Porto: Campo das Letras (livro e vídeo).
Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (Eds.). (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Taggart, C., Reynolds, A., Valerio, W., Bailey, J., Lange, D. M., & Gordon, E. E. (2009). Jump right in: Kindergarten Teacher’s Guide Book. Chicago: GIA Publications.
Valerio, W., Reynolds, A., Bolton, B., Taggart, C., & Gordon, E. (2000). Music Play: The early childhood music curriculum guide for parents, teachers and caregivers. Chicago: GIA Publications.Português / Portuguese.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos específicos relativamente à Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon para a primeira infância. Pretende-se proporcionar experiências de observação em contexto real que contextualizem esses conhecimentos nas práticas pedagógicas. A intervenção musical (em pares) em sessões para pais e bebés pretende ainda constituir uma oportunidade de aplicação dos princípios, técnicas e estratégias de ensino baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical em contexto real, fomentando assim a sedimentação dos conhecimentos e prática pedagógica.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Intervenção musical.(40%), Plano de sessão.(40%), Trabalho individual escrito com base nas atividades de observação.(20%)

Conteúdo

I. Fundamentos da Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos, bebés e crianças em idade pré-escolar

  • Contributos para a pedagogia musical; Audiação Preparatória: Conceito, tipos e estádios; Padrões tonais e rítmicos; A importância do silêncio.

II. Repertório musical

  • Canções e cantos rítmicos com palavras e sem palavras; Tonalidade, tonicalidade, tom de repouso, métrica, tessitura, andamento; Critérios de seleção de repertório; Critérios de seleção de materiais/instrumentos adequados; Estrutura de uma sessão.

III. Movimento baseado em Rudolf Laban

  • Aspetos elementares dos fatores espaço, tempo, peso e fluxo; Elementos de esforço dos fatores espaço, tempo, peso e fluxo; Articulação com as atividades baseadas na TAM.

IV. Corpo e voz

V. Observação e intervenção musical

  • Observação de sessões de orientações musicais; sistematização de comportamentos musicais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: