Música e Desenvolvimento Social e Humano
Objetivos
A unidade curricular de Música e Desenvolvimento Social e Humano visa:
1. Adquirir conhecimentos relativos a propostas teóricas sobre o desenvolvimento musical na infância;
2. Compreender a relação entre música e linguagem na infância;
3. Desenvolver a capacidade de análise de vocalizações produzidas em contexto de prática musical;
4. Adquirir competências relevantes para a intervenção musical com crianças com necessidades educativas especiais.
Caracterização geral
Código
02102690
Créditos
10.0
Professor responsável
Mariana Barreiros Vences
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Deliége, I. & Sloboda, J. (Eds.) (1996). Musical Beginnings: Origins and Development of Musical Competence. Oxford University Press.
Reigado, J. (2013). Desenvolvimento vocal na infância: análise acústica de vocalizações de bebés face a estímulos musicais e linguísticos durante o segundo ano de vida. Tese de Doutoramento em Ciências Musicais (orientação da Professora Helena Rodrigues). NOVA FCSH.
Reigado, J. & Rodrigues, H. (2018). Vocalizations produced in the second year of life in response to speaking and singing. Psychology of Music, 46 (5), 626-637.
Rodrigues, H. & Reigado, J. (2016). Voz cantada e voz falada no germinar da comunicação humana: Estudo sobre vocalizações de bebés no segundo ano de vida. In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, pp. 187 - 215. FCG.
Trehub, S. E., & Gudmundsdottir, H. R. (2015). Mothers as singing mentors for infants. In G. F. Welch, D. M. Howard, & J. Nix (Eds.), The Oxford handbook of singing. Oxford Uni Pr.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas. Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos gerais sobre o desenvolvimento psicológico na infância e conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento musical dos 0 aos 5 anos de idade. Serão também propostas atividades práticas e dinâmicas de grupo. A observação de vídeos relativos a intervenções musicais na infância pretende desenvolver nos estudantes a capacidade de escuta e de análise de vocalizações em especial na primeira infância. A construção de uma intervenção musical inclusiva permitirá ainda sedimentar conhecimentos específicos e refletir sobre práticas pedagógicas adequadas.
Método de avaliação
Método de Avaliação
Realização de uma sessão musical inclusiva. - 50.0%
Análise crítica dos elementos bibliográficos indicados. - 50.0%
Conteúdo
I. Desenvolvimento Musical na Infância
Origens biológicas e culturais da musicalidade infantil;
Propostas teóricas: Apresentação, discussão e comparação.
II. Música, Cognição e Linguagem
Perceção de elementos da fala e da música na infância;
Desenvolvimento musical e da fala.
III. Uso da voz na infância
Características das primeiras vocalizações;
Análise de vocalizações musicais infantis.
IV. Intervenção musical inclusiva
Intervenção musical que permita responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos;
Exemplos práticos de intervenção musical inclusiva.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: