Práticas Artísticas para a Infância

Objetivos

A unidade curricular de Práticas Artísticas para a Infância visa:

1. Adquirir conhecimentos relativos a criações artísticas para a infância produzidas em contexto nacional e internacional;

2. Desenvolver capacidades expressivas a partir do uso integrado da voz e do movimento;

3. Aprofundar capacidades de escuta, observação, empatia e de interação humana;

4. Adquirir competências relevantes para a performance musical no domínio da arte para a infância;

5. Experimentar diferentes materiais artísticos e testar criatividade(s).

Caracterização geral

Código

02102706

Créditos

10.0

Professor responsável

Rita Baião Roberto

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Daniel, S. & Trevarthen, T. (Eds). Rhythms of relating in children’s therapies. London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.
Drury, R. C. & Fletcher-Watson, B. (2017). The infant audience: The impact and implications of child development research on performing arts practice for the very young. Journal of Early Childhood Research, 15(3), 292-304.
Hovik, L. (2018) Artistic research in theatre for early years: Methodological movements in Mum’s Dancing. Qualitative Inquiry, 25 (1), 1-10.
Rancière, J. (2010). O Espectador Emancipado, Lisboa: Orfeu Negro.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. M. & Nunes, P. (2003). Andakibebé. Porto: Campo das Letras (livro e vídeo).
Santos, J.; Lobo, P. (2009). É através da via emocional que a criança apreende o mundo exterior. Lisboa: Assírio & Alvim.
Trehub, S. E. (2003). The developmental origins of musicality. Nature Neuroscience, 6, 669-673.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Algumas aulas incluirão a exposição de exemplos diversificados no âmbito da arte para a infância, aliando reflexão e prática. Serão proporcionadas experiências imersivas de aprendizagem. Serão adotadas estratégias que visem fomentar a cooperação entre estudantes com diferentes perfis, alternando atividades no domínio da criação artística e da investigação. O desenvolvimento pessoal e artístico de cada estudante será uma prioridade.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação de um excerto vídeo (duração de 1 a 2 minutos) documentando uma forma de interação artística com uma criança com idade compreendida entre 0 e 5 anos de idade. (A recolha e edição deste vídeo deverá ser efetuada em trabalho de grupo com um, dois ou três colegas).(20%), Participação nas aulas e elaboração de Diários de Bordo relativo ao trabalho efetuado nas mesmas.(80%)

Conteúdo

I. Arte para a(s) infância(s): Vocabulário conceptual e performativo

  • Práticas educativas informais na família e jogos de tradição oral. Exemplos de reportório musical, criações artísticas para a infância produzidas em contexto nacional e internacional.

II. Arte para a(s) infância(s): Dinâmicas de carácter psicológico, social e estético

  • Trabalhos práticos a partir da observação de comportamentos do recurso educativo “Afinação do Olhar”. Experiências imersivas e desenvolvimento pessoal.

III. Arte para a(s) infância(s): Criação e experimentação

  • Pesquisa de abordagens estéticas multissensoriais. Exploração de recursos artísticos visando a criação de momentos de interação artística com crianças.

IV. Arte para a(s) infância(s): Teoria e investigação

  • Abordagem sistémica na educação como fonte de inspiração para a intervenção artística. Efeitos terapêuticos da Música e arte terapia como fontes de inspiração para a intervenção artística. Modelos ecológicos de observação de comportamentos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: