Aprender, Ensinar e Investigar
Objetivos
No final desta UC, os estudantes deverão:
- ter capacidade de identificar factores que diferenciam os alunos da segunda língua (SL)
- ter capacidade para identificar factores que contribuam para a aprendizagem da língua
- ter capacidade de avaliar as necessidades, estilos e preferências dos alunos da SL
- ser capaz de identificar e compreender a importância de factores como a influência da primeira língua e a idade de iniciação da aprendizagem no desenvolvimento da SL
- ter capacidade de reflectir sobre as suas opiniões, atitudes,experiências do ensino da língua e da investigação educacional através de um processo de escrita reflexiva
- entender a importancia de investigação educacional que envole o professor como investigador da sua própria prática
- ser capaz de desenhar ferramentas apropriadas de recolha de dados para avaliar a aprendizagem da segunda língua
- ser capaz de desenhar e implementar um pequeno projecto qualitativo apropriado
Caracterização geral
Código
722171241
Créditos
10.0
Professor responsável
Margarida Pereira Martins
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Bell, J. Doing your Research Project. 4th Edition. New York: Open University Press, 2005.
Brown, J. D., & Coombe, C. (Eds.). The Cambridge Guide to Research in Language Teaching and Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
Dörnyei, Z. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative, and Mixed Methodologies. Oxford: Oxford University Press, 2007. Dörnyei, Z. The Psychology of the Language Learner. Individual Differences in Second Language Learning, Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. Ellis, R. Understanding Second Language Acquisition. 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press, 2015.
Lightbown, P.M. and Spada, N. 4th Edition. How Languages are Learned. Handbooks for Language Teachers. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Método de ensino
O processo de ensino-aprendizagem decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle) e encontra-se estruturado segundo três módulos de lecionação:
1) O aluno de segunda língua e o processo de aprendizagem;
2) Aquisição de segunda língua;
3) Abordagens investigativas eo professor reflexivo.
As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados.
Ensino E-Learning
Método de avaliação
Método de Avaliação - Relatório Final de Investigação (40%), Trabalhos de avaliação Contínua (30% Modulo 1 e 30% Modulo 2)(60%)
Conteúdo
Seminário 1 explora o papel do aluno, do professor e do investigador no ensino e aprendizagem do inglês. Aborda as necessidades e atributos dos alunos, factores que diferenciam alunos, e examina as capacidades e instrumentos necessários para avaliar as necessidades do aluno. O seminário também explora áreas centrais de investigação na aquisição da segunda língua. Explora as características de desenvolvimento do aluno e seu resultado final investigando o papel do ´input´ linguístico e o papel da instrução formal. O papel do professor é abordado através de um processo de reflexão sobre a experiência prática e crenças sobre o ensino da língua inglesa. A escrita reflexiva é utilizada para promover esta consciencialização. São desenvolvidas competências de investigação incluindo: a concepção de ferramentas para a obtenção de dados, sua análise e interpretação de resultados - fatores necessários para o desenvolvimento de um pequeno projecto de investigação.