Usos e utilizações da língua inglesa

Objetivos

1. Desenvolver a capacidade de investigar, descrever e refletir sobre os sistemas linguísticos da língua inglesa;
2. Potenciar a exploração crítica da relação entre o significado e a estrutura gramatical;
3. Compreender as diferenças sistemáticas entre as variedades faladas e escritas da interação linguística;
4. Desenvolver a consciência da pragmática e das suas implicações para a modelação da linguagem:
5. Determinar o valor de comunicação realista na aprendizagem de uma língua;
6. Compreender o modo como a retórica permeia todas as formas de comunicação e de construção de significados;
7. Desenvolver análises retóricas de textos de variados tipos, registos e modalidades.

Caracterização geral

Código

722171243

Créditos

10.0

Professor responsável

Jeffrey Scott Childs

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

  • Carter R. & McCarthy M. (2006). Cambridge grammar of English: a comprehensive guide. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Dancygier, B. & Sweetser, E. (2014). Figurative Language. Cambridge Textbooks in Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Lakoff, G. & Johnson, M. (2003). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press.
  • Larsen-Freeman D. (2001). Teaching language: From grammar to grammaring. Boston: Heinle & Heinle.
  • O'Halloran, K. A. & Coffin C. (eds.) (2005). Getting started: Describing the grammar of speech and writing. Milton Keynes, U.K.: The Open University.
  • Perelman, C. (1979). The new rhetoric and the humanities: Essays on rhetoric and its applications. Boston: Reidel Publishing Company.

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem, nesta u.c., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle) e encontra-se estruturado segundo três módulos de lecionação:

1) Modos de funcionamento da língua inglesa;

2) Comunicação na aprendizagem de línguas ;

3) A prática da retórica. As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados

Método de avaliação

Avaliação continua - A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.(100%)

Conteúdo

- A natureza e as funções das gramáticas
- Tempo, formas verbais, aspeto e atitude
- A situação da retórica
- Das teorias da figuração à prática das figuras
- A dimensão performativa de textos
- A prática da retórica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: