Usos e utilizações da língua inglesa
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de investigar, descrever e refletir sobre os sistemas linguísticos da língua inglesa;
2. Potenciar a exploração crítica da relação entre o significado e a estrutura gramatical;
3. Compreender as diferenças sistemáticas entre as variedades faladas e escritas da interação linguística;
4. Desenvolver a consciência da pragmática e das suas implicações para a modelação da linguagem:
5. Determinar o valor de comunicação realista na aprendizagem de uma língua;
6. Compreender o modo como a retórica permeia todas as formas de comunicação e de construção de significados;
7. Desenvolver análises retóricas de textos de variados tipos, registos e modalidades.
Caracterização geral
Código
722171243
Créditos
10.0
Professor responsável
Jeffrey Scott Childs
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
- Carter R. & McCarthy M. (2006). Cambridge grammar of English: a comprehensive guide. Cambridge: Cambridge University Press.
- Dancygier, B. & Sweetser, E. (2014). Figurative Language. Cambridge Textbooks in Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
- Lakoff, G. & Johnson, M. (2003). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press.
- Larsen-Freeman D. (2001). Teaching language: From grammar to grammaring. Boston: Heinle & Heinle.
- O'Halloran, K. A. & Coffin C. (eds.) (2005). Getting started: Describing the grammar of speech and writing. Milton Keynes, U.K.: The Open University.
- Perelman, C. (1979). The new rhetoric and the humanities: Essays on rhetoric and its applications. Boston: Reidel Publishing Company.
Método de ensino
O processo de ensino-aprendizagem, nesta u.c., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle) e encontra-se estruturado segundo três módulos de lecionação:
1) Modos de funcionamento da língua inglesa;
2) Comunicação na aprendizagem de línguas ;
3) A prática da retórica. As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados
Método de avaliação
Avaliação continua - A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.(100%)
Conteúdo
- A natureza e as funções das gramáticas
- Tempo, formas verbais, aspeto e atitude
- A situação da retórica
- Das teorias da figuração à prática das figuras
- A dimensão performativa de textos
- A prática da retórica