Princípios e práticas no ensino da língua inglesa

Objetivos

O aluno deve:
a) demonstrar capacidade de reflectir e analisar criticamente os principais métodos e abordagens de aprendizagem da língua e relacioná-los com abordagens práticas relativamente ao ensino das quatro capacidades, gramática e vocabulário.
b) demonstrar capacidade de reflectir sobre temas e tendências actuais e considerar implicações para o seu contexto de ensino futuro.
c) compreender factores que provocam mudança nas abordagens educacionais e o modo como se podem preparar para encarar desafios profissionais enquanto professores de Inglês.
d) desenvolver o conhecimento e a compreensão da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua (AICL).
e) compreender os factores sociais, culturais e linguísticos envolvidos no processo de comunicação intercultural.
f) analisar e discutir criticamente textos relacionados com as temáticas em discussão.

Caracterização geral

Código

722171244

Créditos

10.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

  • Byram, M., Holmes, P. and Savvides, N. (2013). Intercultural communicative competence in foreign language education: Questions of theory, practice and research. Language Learning Journal 41(3): 251-253.
  • Carter, R., & Nunan, D.(Eds.). (2001).The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages. Cambridge: Cambridge University Press
  • Coyle, D., Hood, P. & Marsh, D. (2010). CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge: Cambridge University Press
  • Hedge, T. (2000). Teaching and Learning in the Language Classroom. Oxford: Oxford University Press.
  • Jackson, Jane (ed.) (2012). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. NY: Routledge.
  • Marsh, D. (2013). The CLIL Trajectory: Educational Innovation for the 21st Century iGeneration. Cordoba: Servicio de ublicaciones de la Universidad de Córdoba
  • Richards, J., & Rodgers, T. (2001). Approaches and Methods in Language Teaching (2nd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem, nesta uc., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle) e encontra-se
estruturado segundo três módulos de lecionação:

1)Métodos e Abordagens

2)A Língua e Competência Intercultural

3)Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua (AICL) . As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados.

Método de avaliação

Avaliação contínua - A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.(100%)

Conteúdo

Este seminário explora as teorias centrais e as abordagens subjacentes à prática lectiva de ensino do Inglês como língua estrangeira. Considera abordagens comunicativas actuais e abordagens e métodos alternativos e o modo como estes influenciam abordagens práticas no ensino das quatro capacidades, gramática e vocabulário. Explora ainda temas e tendências actuais e respectivo impacte na sala de aula, nomeadamente o conceito teórico de 'interculturalidade', princípios de operacionalização e conceitos centrais. Explora os factores que influenciaram o surgimento de AICL e aumentado a sua variedade e âmbito em vários contextos educativos. Analisa as características únicas desta abordagem educativa, dando especial ênfase à metodologia e à fusão de língua e conhecimento do conteúdo disciplinar de base. O seminário orienta os estudantes para a compreensão dos requisitos na implementação da metodologia AICL e competências dos professores.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: