Avaliação e Materiais de Aprendizagem
Objetivos
O aluno deve:
- demonstrar capacidade de identificar factores que diferenciam os alunos da segunda língua (SL)
-demonstrar capacidade para identificar factores que contribuam para a aprendizagem da língua
-demonstrar capacidade de avaliar as necessidades, estilos e preferências dos alunos da SL
- ser capaz de identificar e compreender a importância de factores como a influência da primeira língua e a idade de iniciação da aprendizagem no desenvolvimento da SL
-ser capaz de tomar decisões fundamentadas sobre práticas e metodologias do ensino da segunda língua baseadas em teorias correntes da aprendizagem da língua
- demonstrar capacidade de reflectir sobre as suas opiniões, atitudes e experiências do ensino da língua através de um processo de escrita reflexiva
- ser capaz de desenhar ferramentas apropriadas de recolha de dados para avaliar a aprendizagem da segunda língua - ser capaz de desenhar e implementar um pequeno projecto qualitativo apropriado.
Caracterização geral
Código
722171245
Créditos
10.0
Professor responsável
Carolyn Elizabeth Leslie
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Council of Europe (2001): A Common European Framework of Reference for Languages, Cambridge: Cambridge University Press
- Cushing-Weigle, S. (2002) Assessing Writing, Cambridge:Cambridge University Press
- Hughes, A. (2003) Testing for Language Teachers, Cambridge: Cambridge University Press
- Little, D. (2009) The European Language Portfolio: where pedagogy and assessment meet, Strasbourg: Council of Europe Language Policy Division, accessible at http://www.coe.int/T/DG4/Portfolio/documents/
- McKay, P. (2006) Assessing Young Language Learners, Cambridge: Cambridge University Press
- Copland, F. & Mann, S. (2012) The Coursebook and Beyond. Tokyo & San Francisco: Abax ELT Publishers
- Harwood, N. (2014) (ed.) English Language Teaching Textbooks: Content, Consumption, Production. Basingstoke: Palgrave Macmillan
- Tomlinson, B. (2011) Materials Development in Language Teaching, Cambridge: Cambridge University Press
Método de ensino
O processo de ensino-aprendizagem, nesta uc., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning com base na plataforma Moodle) e encontra-se estruturado segundo três módulos de lecionação:
1) O aluno de segunda língua e o processo de aprendizagem;
2) Aquisição de segunda língua;
3) Abordagens investigativas e o professor reflexivo. As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados
Método de avaliação
Avaliação continua - A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.(100%)
Conteúdo
Seminário 1 explora o papel do aluno, do professor e do investigador no ensino e aprendizagem do inglês. Aborda as necessidades e atributos dos alunos, factores que diferenciam alunos, e examina as capacidades e instrumentos necessários para avaliar as necessidades do aluno. O seminário também explora áreas centrais de investigação na aquisição da segunda língua. Explora as características de desenvolvimento do aluno e seu resultado final investigando o papel do 'input' linguístico e o papel da instrução formal. O papel do professor é abordado através de um processo de reflexão sobre a experiência prática e crenças sobre o ensino da língua inglesa. A escrita reflexiva é utilizada para promover esta consciencialização. As capacidades basilares de investigação são desenvolvidas incluindo a concepção de questionários, estratégias de entrevistas e análise de dados assim desenvolvendo as capacidades necessárias para um pequeno projecto de pesquisa no espaço lectivo ou pesquisa 'online'.