Dissertação

Objetivos

Analisar e interpretar criticamente a bibliografia científica referente à problemática escolhida de modo a ser estabelecido o estado da questão;

- Formular um problema ou uma questão relevante, de modo a que, através de metodologias cientificamente validadas, o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado;

- Recolher, analisar e tratar os dados;

- Redigir a dissertação conforme os cânones de escrita da disciplina;

- Preparar a discussão pública dos resultados obtidos bem como a enunciação da sua relevância para o esclarecimento da problemática escolhida.

Caracterização geral

Código

722171246

Créditos

30.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 840

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Dependent on the nature of each student’s dissertation project.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas. Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education.
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, J. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

Método de ensino

As metodologias de ensino assumem essencialmente uma natureza de supervisão, tutoria e organização e gestão da análise e reflexão. Os estudantes serão orientados por um docente do ciclo de estudos responsável pelo seu acompanhamento. Estão previstas reuniões regulares entre o mestrando e o orientador até à entrega do trabalho; participação em palestras, conferências, colóquios e outras reuniões de carácter científico; utilização das bases de dados on-line e das bibliotecas; definição de um cronograma de trabalho e de um plano de investigação; definição de um calendário de entregas.

Método de avaliação

Avaliação continua - A dissertação final será avaliada em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso.(100%)

Conteúdo

Cada aluno desenvolverá o seu projeto num plano individual de trabalho negociado com o orientador de forma a desenvolver a dissertação com uma vertente reflexiva e crítica. O aluno desenvolverá uma pesquisa aprofundada da temática em estudo, pelo que os conteúdos programáticos dependerão dos tópicos em investigação, e as perspectivas analíticas específicas e bibliografia serão fornecidas no âmbito das sessões de orientação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: