Cena, Ecrã e Computadores

Objetivos

Conhecer um panorama de práticas que resultam da interseção dos campos artísticos expressos em cena, no ecrã e com tecnologias de computador.
Compreender a relação entre as técnicas e tecnologias e os estilos, temáticas e intenção da criação bem como da sua influencia nas relações com o público.
Identificar as problemáticas emergentes dentro da criação e apresentação das artes performativas envolvidas, bem como de diferentes propósitos das práticas com ecrã e computador.
Relacionar as práticas com as teorias sobre performance digital, mediatização, movimentos estéticos e interactividade.
Contextualizar obras e autores nas temáticas da cultura contemporânea, considerando o contexto sócio-económico e político das sociedades de informação e comunicação.

Caracterização geral

Código

02113277

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Gouveia Varanda

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Auslander, P., 2008. Liveness: Performance in a Mediatized Culture 2nd ed., Routledge.
  • D. Bell & B. M. Kennedy, eds, 2000. The Cybercultures Reader. Routledge.
  • Birringer, J.H., 2008. Performance, technology, & science, PAJ.
  • Broadhurst, S. & Machon, J. eds., 2012. Identity, Performance and Technology: Practices of Empowerment,
  • Embodiment and Technicity, Palgrave.
  • Dekker, A. 2018. Collecting and Conserving Net Art : Moving Beyond Conventional Methods.
  • Dixon, S., 2007. Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation, MIT.
  • Dodds, S., 2001. Dance on Screen. Palgrave.
  • Giannachi, G., 2004. Virtual Theatres, Routledge.
  • Kwastek, K. 2013. Aesthetics of Interaction in Digital Art. MIT Press.
  • Mitoma, J. ed., 2002. Envisioning Dance on Film and Video: Routledge.
  • Popper, F., 2007. From Technological to Virtual Art; MIT
  • Sant, T. 2017. Documenting performance: the context and processes of digital curation and archiving.

Método de ensino

A metodologia expositiva preconizada pela docente alterna com uma prática de visionamento e interpretação de textos e obras com argumentação em sala e participação de todo o grupo de alunos, proporcionando apresentações orais e debates. São introduzidos recursos bibliográficos e recursos audiovisuais através de visualização coletiva e pesquisa individual, bem como, sendo possível, duas visitas de estudo a casos práticos .

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Demonstração oral de domínio na identificação, apresentação e análise dos elementos de uma obra, com apoio de suporte audiovisual (trabalho grupo)(30%), Participação nas aulas aferida pela quantidade e qualidade de intervenções dos estudantes quando convocados para tal, como em debate, leituras coletivas, outros contributos(30%), Projeto (3000 palavras) concebido a partir das referências dadas ao nível estético, tecnológico, crítico e criativo apresentado em forma escrita com ilustrações e imagens (40%)

Conteúdo

Dispositivo da cena, códigos, convenções e disrupção na documentação, criação e apresentação de práticas associadas ao cruzamento com ecrã e computadores.
Dispositivo do ecrã, implicações do meio técnico e artístico nas práticas cénicas, ora quando transferidas integralmente para o ecrã (como em cinema, TV, desktop e smartphone), ora quando o trazem para a cena em espetáculo ou instalação.
Novas tecnologias e caminhos possíveis nas artes cénicas (dança, performance, teatro) com novos media e informatização: telepresença, palcos inteligentes, interatividade, performance em rede, realidade aumentada, cyberespaço e robótica.
Conceitos que enquadram a utilização, criação e recepção destes meios para expandir os limites deste universo e o potencial da sua análise.
Problemáticas em desconstrução: descorporização, vigilância, remediação, virtualização, presença, liveness, reproduçao, autoria, competências e recepção.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: