Cenas do Mundo

Objetivos

É um seminário de orientação internacional, visando abrir os horizontes da investigação e do ensino em artes cénicas para o estudo, teórico e prático, de práticas performativas e espetaculares do mundo: tradicionais, contemporâneas ou emergentes, eruditas ou populares, profissionais ou amadoras. Pode abranger formas inter e transartísticas, no teatro, dança, música, ópera, circo, performance e instalação, bem como espaços marginalizados como prisões e hospitais, ou espaços híbridos como museus e galerias.

Caracterização geral

Código

02113299

Créditos

10.0

Professor responsável

Yael Karavan

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 N/A

Bibliografia

  • BARBA, Eugenio, A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral, São Paulo, Hucitec, 1994
  • BARBA e SAVARESE, Anatomie de l'acteur, Cazilhac, Bouffoneries Contrastes, 1985
  • FERREIRA; MULLER (orgs.), Performance: arte e antropologia, São Paulo, Hucitec, 2010
  • GHAZOUL, Ferial, Alif 39 (ed.): Transnational Drama: Theater and Performance, Cairo, The American University in Cairo Press, 2019
  • GREINER, Christine. A Diáspora do corpo em crise: do teatro japonês aos novos processos de comunicação do ator contemporâneo. Revista Sala Preta. São Paulo: v.2, 2002, p. 103-116.
  • INNES, Christopher, Holy theater: ritual and the avant-garde, Camvridge Univ. Press, 1981
  • PITCHES, Jonathan; Aquilina, Stephan (eds.), Stanislasvsky in the world: the system and its transformations across continents, London, Methween, 2017
  • WETMORE JR., Kevin; LIU, Siyuan; MEE, Erin B., Modern Asian Theatre and Performance 1900-2000, London, Methween, 2014

Método de ensino

Exposições teóricas aliadas ao treino de uma ou mais técnicas, terminando num laboratório prático em espaços não convencionais.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Assiduidade e qualidade nas aulas de técnica(40%), Resultados pessoais no laboratório final(40%), Teste escrito sobre os fundamentos teóricos(20%)

Conteúdo

Dialéctica entre tradição e modernidade. Genealogia de linguagens artísticas contemporâneas.
O fascínio dos modernistas pelas cenas "primitivas" e orientais.
O interesse de Meyerhold, dos futuristas, dos dada, de Brecht, de Craig, pelas cenas não eruditas como o teatro de rua, o vaudeville, o cabaret.
A escola da antropologia teatral.
O uso da máscara, da Grécia aos nossos dias.
Linguagens contemporâneas, como o Butoh, que partem de tradições ancestrais.
Laboratório de experimentação em espaços não convencionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: