Cenas do Mundo
Objetivos
É um seminário de orientação internacional, visando abrir os horizontes da investigação e do ensino em artes cénicas para o estudo, teórico e prático, de práticas performativas e espetaculares do mundo: tradicionais, contemporâneas ou emergentes, eruditas ou populares, profissionais ou amadoras. Pode abranger formas inter e transartísticas, no teatro, dança, música, ópera, circo, performance e instalação, bem como espaços marginalizados como prisões e hospitais, ou espaços híbridos como museus e galerias.
Caracterização geral
Código
02113299
Créditos
10.0
Professor responsável
Yael Karavan
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- BARBA, Eugenio, A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral, São Paulo, Hucitec, 1994
- BARBA e SAVARESE, Anatomie de l'acteur, Cazilhac, Bouffoneries Contrastes, 1985
- FERREIRA; MULLER (orgs.), Performance: arte e antropologia, São Paulo, Hucitec, 2010
- GHAZOUL, Ferial, Alif 39 (ed.): Transnational Drama: Theater and Performance, Cairo, The American University in Cairo Press, 2019
- GREINER, Christine. A Diáspora do corpo em crise: do teatro japonês aos novos processos de comunicação do ator contemporâneo. Revista Sala Preta. São Paulo: v.2, 2002, p. 103-116.
- INNES, Christopher, Holy theater: ritual and the avant-garde, Camvridge Univ. Press, 1981
- PITCHES, Jonathan; Aquilina, Stephan (eds.), Stanislasvsky in the world: the system and its transformations across continents, London, Methween, 2017
- WETMORE JR., Kevin; LIU, Siyuan; MEE, Erin B., Modern Asian Theatre and Performance 1900-2000, London, Methween, 2014
Método de ensino
Exposições teóricas aliadas ao treino de uma ou mais técnicas, terminando num laboratório prático em espaços não convencionais.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Assiduidade e qualidade nas aulas de técnica(40%), Resultados pessoais no laboratório final(40%), Teste escrito sobre os fundamentos teóricos(20%)
Conteúdo
Dialéctica entre tradição e modernidade. Genealogia de linguagens artísticas contemporâneas.
O fascínio dos modernistas pelas cenas "primitivas" e orientais.
O interesse de Meyerhold, dos futuristas, dos dada, de Brecht, de Craig, pelas cenas não eruditas como o teatro de rua, o vaudeville, o cabaret.
A escola da antropologia teatral.
O uso da máscara, da Grécia aos nossos dias.
Linguagens contemporâneas, como o Butoh, que partem de tradições ancestrais.
Laboratório de experimentação em espaços não convencionais.