Dança em Contexto
Objetivos
1. Reconhecer a «Dança» e o «Coreográfico» como meios e actos de formulação e expressão latentes no ser humano e o seu potential de subjectivação, territorialização e representação das relações humanas como cultura e em sociedade.
2. Conhecer métodos de análise adequados à dança permitindo nomear e explicar questões de forma e conteúdo que caracterizam e individualizam obras, estilos e géneros.
3. Observar e analisar abordagens éticas e estéticas das práticas coreográficas e a sua relação com perspectivas críticas e teorias da arte da actualidade
4. Identificar discursos que acentuam dicotomias (ex. corpo/mente, cultural/natural, racional/emocional) e condicionam a valorização da dança teatral enquanto reflexo da sociedade e contributo para o conhecimento
Caracterização geral
Código
722011102
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Gouveia Varanda
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Adshead-Lansdale, J. (1988). Dance Analysis: Theory and Practice. Dance Books.
Carter, A. and O’Shea, J. (eds) (2010) The Routledge dance studies reader. Routledge.
Dixon, S. (2007). Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. MIT Press.
Fazenda, M.J. (2007). Dança Teatral: ideias, experiências, acções. Celta.
Foster, S.L. (ed.), (1995). Corporealities: Dancing Knowledge, Culture and Power. Routledge.
Gil, José (2001). Movimento Total: o Corpo e a Dança. Relógio D’ Água.
Lepecki, A. (2006) Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Routledge.
Louppe, L., (2012). Poética da Dança Contemporânea. Orfeu Negro.
Mitoma, J. (Ed.), (2002). Envisioning Dance on Film and Video. Routledge.
Pais, A. (2019). Ritmos Afectivos nas Artes Performativas. Colibri.
Thomas, H. (1995). Dance, Modernity and Culture: Explorations in the Sociology of Dance. Routledge.
Varanda, P. (2020). 70 Críticas de Dança. Caleidoscópio.
Método de ensino
A metodologia expositiva preconizada pela docente alterna com uma prática de interpretação de textos e obras com argumentação em sala e participação de todo o grupo de alunos, proporcionando apresentações orais e debates. São introduzidos recursos bibliográficos e recursos audiovisuais através de visualização colectiva e pesquisa individual, bem como, sendo possível, duas visitas de estudo a espectáculos em Lisboa.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - - Participação nas aulas aferida pela quantidade e qualidade de intervenções dos alunos quando convocados para tal, como em debate, leituras coletivas, outros contributos(30%), - demonstração oral de domínio na identificação, apresentação e análise dos elementos de uma obra, com apoio de suporte audiovisual (trabalho de grupo)(30%), - ensaio (3000/4000 palavras) que explora a relação entre teoria e prática na contextualização da dança, articulando métodos, perspectivas críticas e referências dos conteúdos programáticos(40%)
Conteúdo
Pretende-se problematizar e desmontar pré-conceitos sobre a dança e as práticas coreográficas, considerando o seu contexto de ocorrência. No desenvolvimento de formas de abordagem, referenciam-se problemáticas e orientações teóricas dos estudos de dança, dos estudos de performance, das ciências da comunicação e filosofia, nomeadamente abordando textos e peças paradigmáticas em matéria de afectos, de discussão política, de linguagem e problematização ética e estética.
Introduzem-se métodos de análise da dança, descritivos e interpretativos, e analisam-se trabalhos coreográficos, articulando-os com momentos chave da história da dança no século XX e mudanças paradigmáticas como o contacto improvisação nos anos 60, o pós-modernismo dos anos 1980, e a Dança-teatro alemã. Serão contemplados casos à escala nacional, europeia e mundial, considerando modos de fazer e mostrar diversos, tais como o espectáculos ao vivo, vídeo e novos media.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: