Ciência e Cientistas
Objetivos
Pretende-se que o(a) aluno(a):
a) distinga o que caracteriza o conhecimento científico;
b) seja capaz de discutir o processo de revisão por pares;
c) saiba onde encontrar e como enfrentar um artigo científico;
d) conheça diferentes métodos de obtenção de resultados e a sua validade (compreensão de conceitos estatísticos básicos);
e) se aperceba dos factores que podem afectar o trabalho científico (ex. conflitos de interesse);
f) identifique os principais desafios da comunicação da ciência do ponto de vista dos cientistas.
No final deste seminário, o aluno deverá ainda conhecer algumas das principais questões e conceitos básicos das principais áreas científicas que facilitem a incursão em diversos temas científicos e a colaboração com cientistas de vários ramos para o desenvolvimento das suas actividades de comunicação.
Caracterização geral
Código
722011140
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Beirão Reis de la Fuente Sanchez
Horas
Semanais - 4
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Beveridge, William I.B. (2004) The Art of Scientific Investigation Blackburn Press;
Forge, John (2008) The Responsible Scientist University of Pittsburgh Press;
Gauch Jr, Hugh G. (2002) Scientific Method in Practice Cambridge University Press;
Goldacre, Ben (2009) Bad Science Edição Portuguesa Ed. Bizâncio: Ciência da Treta 2009 ISBN: 978-972-53-0435;
Hargittai, István (202) The Road to Stockholm: Nobel Prizes, Science, and Scientists, Oxford University Press York;
Okasha, Samir (2002) Philosophy of Science: A Very Short Introduction Oxford University Press;
Perutz, Max (1991) Is science necessary?, Oxford: Oxford University Press;
Wolpert, Lewis (2000) The Unnatural Nature of Science. Harvard University Press.
Bibliografia adicional para esta Unidade Curricular está disponível na respectiva página de Moodle.
Método de ensino
Num ambiente de discussão, serão explorados diferentes componentes da prática científica. A aprendizagem é feita também através dos trabalhos propostos para avaliação. Os alunos serão desafiados a reflectir sobre o próprio processo científico, contactando com investigadores, decifrando temas científicos e apercebendo-se das dificuldades inerentes à comunicação de ciência.
No final do semestre, espera-se que os alunos tenham uma visão mais realista da ciência e dos cientistas, sejam capazes de propor actividades de comunicação que transmitam (também) o processo da ciência, assumam a curiosidade e o espírito crítico como forma de estar.
Cada um dos trabalhos propostos para a avaliação vai ao encontro destes objectivos.
Método de avaliação
A avaliação tem três componentes:
1. Bastidores da ciência (50%)
A partir de um artigo científico (publicado numa revista com revisão por pares) e noticiado nos media, o/a aluno/a deve descobrir a história por trás do trabalho de investigação. A primeira versão do trabalho é revista, de forma anónima, por dois colegas. A versão final deve ser melhorada com base nos comentários recebidos.
Envio por email (asanchez@itqb.unl.pt)
2. Comunicar a ciência enquanto processo (35%)
Leia o artigo proposto. Escolha uma iniciativa de comunicação de ciência e descreva-a, reflectindo sobre a forma como essa iniciativa contribui (ou não) para dar a conhecer o processo real da ciência (ao invés de transmitir apenas conceitos científicos). Deixe sugestões sobre como podemos ser mais eficazes a comunicar o que é a ciência.
Submissão online (Inforestudante)
3. Interesse e participação ao longo do semestre (15%)
Este item de avaliação terá em conta a participação ativa e relevante nas discussões em sala de aula e no fórum online "Recomendações de leitura".
Avaliação em sala de aula
Participação no fórum (Inforestudante)
Conteúdo
Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades que se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactarão com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.
Objectivos gerais:
- Perceber o modo como se constrói o conhecimento científico
- Identificar características da ciência
- Reconhecer forças e constrangimentos do processo científico
- Reflectir sobre percepções e atitudes face à ciência
- Olhar para a comunicação de ciência do ponto de vista de cientistas e instituições científicas
- Conhecer alguns exemplos concretos do processo científico e da sua comunicação
- Aprender a exercer uma atitude científica (também na comunicação de ciência)
Tópicos abordados:
- Características da ciência – perspectiva histórica
- Percepções sobre a ciência / pseudociência
- Métodos de recolha e interpretação de dados
- O lado humano da ciência
- O sistema de ciência e tecnologia
- A ciência na prática
- A revisão por pares
- Responsabilidades dos cientistas
- As ciências naturais e exactas - exemplos
- As ciências sociais e humanas - exemplos