História de Portugal Moderno (séculos XV a XVIII)

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos:
a) adquiram conhecimentos gerais, nos domínios geográfico, político, económico, social e cultural, sobre o desenvolvimento da História de Portugal, entre os séculos XV e XVIII;
b) sejam capazes de situar esse desenvolvimento no contexto internacional;
c) conheçam as principais estruturas sociais e políticas e as respetivas mudanças e continuidades;
d) sejam capazes de identificar os momentos e situações históricas fundamentais que pontuam e balizam esse desenvolvimento
e) conheçam as explicações e interpretações desses momentos e situações e os debates historiográficos a esse propósito e desenvolvam o espírito crítico;
g) sejam capazes de usar os conceitos relevantes da historiografia e das ciências sociais;
h) compreendam como se faz a história, conheçam as fontes e métodos utilizados pelos historiadores e adquiram uma preparação para a realização de trabalhos de investigação

Caracterização geral

Código

722051334

Créditos

10.0

Professor responsável

Jorge Miguel de Melo Viana Pedreira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

• História de Portugal (dir. José Mattoso), Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, vol. III, No Alvorecer da Modernidad, e vol. IV, O Antigo Regime.
• Nova História de Portugal (dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques), Lisboa: Presença, 1998-2001, vol. V, Portugal: do Renascimento à Crise Dinástica e vol. VII, Portugal: da Paz da Restauração ao Ouro do Brasil
• RAMOS (Rui), SOUSA (Bernardo Vasconcelos) e MONTEIRO (Nuno G.), História de Portugal, Lisboa: Esfera dos Livros, 2009.
• COSTA (Leonor Freire), LAINS (Pedro) e MIRANDA (Susana Münch), História Económica de Portugal, 1143-2010, Lisboa: Esfera dos Livros, 2011, capítulos 2, 3 e 4, pp.73-288.
• DISNEY (Anthony R.), A History of Portugal and the Portuguese Empire, from the beginings to 1807, Cambridge University Press, vol. 1, 2007 (trad. portuguesa, Lisboa, Guerra & Paz, 2010).
• História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e Reformas, Lisboa: Círculo de Leitores, 2001

Método de ensino

A unidade funciona em regime de ensino a distância, através de uma plataforma eletrónica e a aprendizagem baseia-se no trabalho autónomo do aluno. Serão forneceidas as orientações necessárias e materiais de natureza diversa (textos, imagens, videos, apresentações, questionários), especialmente produzidos para a disciplina ou que sejam acessíveis, nomeadamente através da Internet. A discussão no quadro da turma e a interacção com o docente destina-se a motivar a participação dos alunos e dar-lhes indicações sobre a evolução da aprendizagem.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - a) participação em pelo menos dois “fóruns” de discussão de temas e problemas dos conteúdos da unidade curricular(15%), b) resposta a pelo menos dois questionários apresentados ao longo do ano(15%), c) realização de um ensaio de síntese (15 páginas) sobre tema escolhido pelo aluno de uma lista apresentada pelo docente(70%)

Conteúdo

Será seguida uma orientação que concilie e articule a narrativa dos principais acontecimentos, com a análise das estruturas demográficas e económicas e das configurações sociais, políticas e culturais.
O programa organiza-se nos seguintes capítulos principais:
1. A monarquia, as conquistas e os corpos sociais. A Contra-Reforma.
2. A União Dinástica (1580-1640)
3. A Restauração, a guerra e as suas consequências
4. A «monarquia barroca»
5. O tempo do Marquês de Pombal
6. Da queda de Pombal ao colapso do Império.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: