As Redes Comerciais do Império Português

Objetivos

Analisar a evolução das redes comerciais do Império Português nos séculos XV-XVIII. A perspectiva usada privilegia a coesão e a interacção dos grandes espaços imperiais, Ásia e Atlântico, e de seguida componentes como o Estado da Índia e o Brasil por exemplo, a fim de ver como se estabelecem, hierarquizam e sucedem as redes comerciais entre centros e periferias. As redes comerciais também serão estudadas segundo a sua natureza legal, os participantes, os agentes e os produtos transaccionados, numa perspectiva que estabeleça ligações e comparações dentro do Império Português e com outros espaços imperiais durante a Idade Moderna. Os alunos analisarão em que medida as redes comercias portuguesas continuam modelos mediterrâneos e inovam nos espaços, volume e natureza dos produtos comercializados na África, Ásia e América prefigurando uma “primeira globalização”.

Caracterização geral

Código

722051342

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Margarida Munch Miranda

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Alencastro, Luís Felipe de, O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. Séculos XVI e XVII, (2.ª edição), Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 2000.
  • Bethencourt, Francisco e Ramada Curto, Diogo [Eds.], Portuguese Oceanic Expansion, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2007.
  • Boyajian, James C., Portuguese Trade in Asia under the Habsburgs, 1580-1640, Baltimore/ Londres, The Johns Hopkins University Press, 1993.
  • Godinho, Vitorino Magalhães, Os descobrimentos e a economia mundial, (2.ª edição), 4 vols., Lisboa, Editorial Presença, 1981-1982.
  • Subrahmanyam, Sanjay e Thomaz, Luís Filipe, “Evolution of empire: The Portuguese in the Indian Ocean during the sixteenth century”, in The Political Economy of Merchant Empires. State Power and World Trade 1350-1750, editado por James D. Tracy, Cambridge, Cambridge University Press, 1991, pp. 298-331

Método de ensino

A leccionação desta unidade curricular é assegurada em regime de e-learning assíncrono suportada pelo recurso à plataforma Moodle. A unidade curricular será ministrada usando ebooks elaborados especificamente para o efeito e podcasts. A leccionação assenta numa aprendizagem colaborativa - estimulando, por exemplo, a participação em fóruns inter pares.

Trabalhos individuais elaborados ao longo da lecionação dos diversos tópicos temáticos, da participação em fóruns assíncronos e de um trabalho de investigação final cujo tema e plano de trabalho será previamente discutido e acordado ao longo da lecionação. O trabalho será obrigatoriamente discutido com o professor em regime presencial ou por meio de videoconferência (plataforma Moodle ou qualquer outra ligação segura).

Método de avaliação

Avaliação contínua - Trabalhos individuais elaborados ao longo da lecionação dos diversos tópicos temáticos, da participação em fóruns assíncronos e de um trabalho de investigação final cujo tema e plano de trabalho será previamente discutido e acordado ao longo da lecionação.(100%)

Conteúdo

I. Tipologias de redes: estruturantes e complementares; marítimas e terrestres, centros e periferias, hierarquia e organização espacial.
II.Natureza: oficiais, privadas e informais
III.Participantes e agentes: portugueses, estrangeiros e locais; a Coroa, rendeiros e privados
IV.Produtos: básicos, matérias-primas, mão-de-obra e luxo.
V. Evolução: 1415-1498 continuidade e inovação na construção do mundo Atlântico; 1498-1620 o Índico e os espaços asiáticos, 1620-ca.1750 recentragem atlântica, ca.1750-1808 ascensão do Brasil.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: