A Escrita da História

Objetivos

Esta unidade curricular está particularmente vocacionada para o
acompanhamento das dissertações de mestrado e assenta numa metodologia
téorico-prática. Ao nível da fundamentação teórica pretende-se situar o aluno
nas principais correntes historiográficas no domínio da Expansão Ultramarina,
em particular nas metodologias da Global History. O seminário visa familiarizar
os alunos com as técnicas e metodologias da investigação histórica, normas de
citação bibliográfica e de fontes e com a construção da narrativa histórica.
Pretende-se que o aluno seja capaz de conhecer o 'estado da arte' no domínio
da historiografia vigente; posicionar o seu trabalho no domínio das correntes
historiográficas actuais; identificar e operacionalizar as principais etapas do
método histórico; produzir uma narrativa clara e com argumentação sólida.

Caracterização geral

Código

722051346

Créditos

5.0

Professor responsável

Susana Margarida Munch Miranda

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BLACK, Jeremy e MACLRAILD, Donald D., Studying History, 2ª ed. Londres,
Palgrave, 2000
CONRAD, Sebastian. What is Global History? Princeto, Princeton UP, 2016
ECO, Humberto, Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa,
Presença, 1982
GALGANO, Michael et al., Doing History. Research and Writing in the Digital
Age, Thomson Wadsworth, 2008.
MATTOSO, JOSÉ, A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa,
1997.
STOREY, William Kelleher, Writing History. A Guide for Students, Oxford
University Press, 1999.
TURABIN, Kate, A Manual for Writers of Research Papers, Theses and
Dissertations, 7ª ed., 2007 [1995]

Método de ensino

A leccionação desta unidade curricular
é assegurada em regime de e-learning assíncrono suportada pelo recurso à
plataforma Moodle. A unidade curricular será ministrada usando ebooks
elaborados especificamente para o efeito e podcasts. A leccionação assenta
numa aprendizagem colaborativa - estimulando, por exemplo, a participação
em fóruns inter pares. A avaliação é feita de forma contínua, através da
realização de trabalhos individuais elaborados ao longo da leccionação dos
diversos tópicos temáticos, da participação em fóruns assíncronos e de um
trabalho de investigação final cujo tema e plano de trabalho será previamente
discutido e acordado ao longo da leccionação. O trabalho será
obrigatoriamente discutido com o professor em regime presencial ou por meio
de videoconferência (plataforma Moodle ou qualquer outra ligação segura).

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. A historiografia da Expansão e dos Descobrimentos: uma visão de síntese.
2. Introdução aos métodos de investigação em história 3. Fontes primárias e
secundárias. 4. Os aspectos formais de uma tese académica 5. A construção
da narrativa histórica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: