A Expansão Portuguesa (séculos XV a XIX)
Objetivos
Caracterização geral
Código
722051364
Créditos
10.0
Professor responsável
Cristina Maria Ribeiro da Silva Brito
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bibliografia básica
COSTA, João Paulo Oliveira e (coor.), RODRIGUES, José Damião, & OLIVEIRA, Pedro Aires de. História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2014, pp. 11-339.
DOMINGUES, Francisco Contente (dir.), Dicionário da Expansão Portuguesa 1415-1600, 2 vols., s.l., Círculo de Leitores, 2016.
BETHENCOURT, Francisco; CURTO, Diogo Ramada, Portuguese Oceanic Expansion, Cambridge, Cambridge University Press, 2007 (há edição portuguesa, 2010).
Bibliografia geral
BENTLEY, J.H., SUBRAHMANYAN, Sanjay & WIESNER-HANKS, Merry E. (Eds.) The Cambridge World History. Volume VI. The Construction of a Global World, 1400-1800 CE. Part I: Foundations. Cambridge University Press, 2018.
BETHENCOURT, Francisco e CURTO, Diogo Ramada (dir.), A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800, Lisboa, Edições 70, 2010.
DISNEY, Anthony, A history of Portugal and the Portuguese empire. Nova York, Cambridge University Press, 2009.
GREENE, Jack P. & MORGAN, Phillip D., Atlantic History: A Critical Appraisal. Oxford: Oxford University Press, 2009.
RUSSELL-WOOD, A. J. R., O Império Português, 1415-1808 – O Mundo em Movimento, Lisboa, Clube do Autor, 2016 (1ª ed. portuguesa: Um Mundo em Movimento. Os Portugueses na África, Ásia e América (1415-1808), Algés, Difel, 1998.
Método de ensino
A lecionação desta unidade curricular é assegurada em regime de e-learning assíncrono suportada pelo recurso à plataforma Moodle. A unidade curricular será ministrada usando leitura de bibliografia, podcasts e diferentes recursos disponíveis em linha. A lecionação assenta numa aprendizagem colaborativa - estimulando, por exemplo, a participação em fóruns entre pares.
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular foram formulados tendo em conta de que esta é uma unidade curricular obrigatória que servirá de ancoragem aos seminários de natureza geográfica (especialização territorial) e temática.
Foram ainda dimensionados de forma a que o aluno:
i. Possua uma visão de conjunto acerca da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa;
ii. Saiba identificar as principais características da Expansão Portuguesa, em especial os modelos de conquista militar, colonização e comércio;
iii. Consiga compreender como se articulam as grandes conjunturas da Expansão Portuguesa com a história de Portugal e impérios coloniais europeus;
iv. Possua conhecimentos mínimos acerca das especificidades da Expansão Portuguesa por grandes zonas geográficas.
Método de avaliação
A avaliação será efetuada conforme abaixo detalhado:
20% - Participação nos fóruns na plataforma Moodle (contínua).
30% - Trabalho de meio de semestre (Novembro)
50% Trabalho escrito final (tema deverá ser escolhido em conjunto com o docente) (Dezembro).
Os diversos trabalhos individuais elaborados ao longo da disciplina e fundamentalmente o paper final visam desenvolver e aprofundar as capacidades de investigação e de análise crítica das problemáticas centrais tratadas nesta unidade curricular. Procura-se que o mestrando desenvolva as ferramentas conceptuais próprias de uma história global e de natureza comparativa aplicadas às temáticas desenvolvidas nesta unidade.
Conteúdo
Apresentação e objectivos de aprendizagem
- Percecionar os conceitos de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa no quadro da História de Portugal e da Expansão Europeia (séculos XIV a XVIII).
- Compreender os principais modelos da Expansão Portuguesa, em particular a conquista militar, colonização e comércio.
- Identificar criticamente as especificidades da Expansão Portuguesa no quadro da Global History.
- Compreender os quadros gerais da Expansão Portuguesa identificando as principais conjunturas políticas e económicas.
Conteúdos Programáticos