Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objetivos educativos

a)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
b)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
c)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
d)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
e)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
f)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.

Caracterização geral

Código DGES

M812

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Raquel Pereira Henriques

Data de abertura

2023-09-25

Número máximo de admissões

15

Propinas

1200 Euros/ano ou 3000 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o/a aluno/a realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS a Metodologias de investigação prática em educação). O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.



Competências:

a)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
b)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
c)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
d)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
e)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
f)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de, pelo menos, 120 créditos em História. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722160053 Didática da História I 10.0
722160078 Didática da História II 10.0
02108270 Inclusion and Diversity in the Classroom 5.0
02113739 Metodologias de investigação prática em educação 3.0
722171270 Organização de Projetos Educativos em História 10.0
02108329 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História 40.0
02108264 Psicologia Educacional 5.0
02108307 Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (História) 2.0
Opções Condicionadas (1) - O estudante deve realizar 15 ECTS do conjunto destas unidades curriculares.
Código Nome ECTS
Opções
02108346 Argumentação e Educação 5.0
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo 5.0
02108335 Motivação e Disciplina na Escola 5.0
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5.0
02103021 Tecnologias Educativas 5.0
Número de ECTS obrigatório: 15
Opções Condicionadas (2) - O estudante deve realizar 20 ECTS do conjunto destas unidades curriculares.
Código Nome ECTS
Opções
722170113 Arte e Poder no Tempo das Ditaduras 10.0
722051267 A Sociedade em Portugal (séc. XV-XVIII) 10.0
722051269 Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo 10.0
722051281 Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo 10.0
722051288 História das Revoluções na Época Contemporânea 10.0
722051260 O Médio Oriente Antigo: Sociedades e Culturas 10.0
722051149 Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga 10.0
722051356 Reis e Deuses 10.0
722051167 Sistemas de Poderes na Idade Média 10.0
722051169 Sociedade e Cultura na Idade Média 10.0
722061092 Teoria, Métodos e Debates em História da Arte 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20