Psicologia Educacional

Objetivos

Adquirir as bases psicológicas para o trabalho do professor.
O aluno deverá ser capaz de utilizar os modelos teóricos propostos na compreensão dos fenómenos relativos à educação, na leitura de artigos, na análise e na avaliação de casos concretos e na criação de alternativas de acção na intervenção educacional.

Caracterização geral

Código

02108264

Créditos

5.0

Professor responsável

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill.
  • Kaplan, J. S. (2017). Beyond behaviour modification: A cognitive-behavioural approach to behaviour management in the school (4th ed.). Austin, TX: PROED.
  • Pajares, F. M.(2009). http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/self-efficacy.html
  • Petty, G. (2009). Evidence-based teaching (2nd ed.). Cheltenham, Uk: Nelson Thornes.
  • Skinner, B. F. (1989). Questões recentes na Análise Comportamental. Campinas: Papirus.
  • Tauber, R. T. (2007). Classroom management (4th ed.). Westport, Connecticut: Praeger.
  • Veiga, F. H. (coord.)(2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
  • Wong, H. K, & Wong, R.T. (2018). The first days of school (5th ed.). Mountain View, CA: H.K. Wong.
  • Hoy, A. W. (2019). Educational psychology (14th ed.). New York: Pearson.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Discussão em aula. Apresentação de trabalho.
Visionamento e discussão de situações de sala de aula.

Método de avaliação

Avaliação continua - A avaliação compreende a apresentação de um trabalho de análise de um caso concreto perante a turma em modo Pecha Kucha - 20 slides x 20 segundos (grupo: 50%), um teste não-presencial (individual: 45%) e uma reflexão final sobre a unidade curricular, incluindo uma auto-avaliação (5%).(100%)

Conteúdo

A psicologia como ciência. Psicologia e formação de professores: a psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento como base para o trabalho dos professores. Comunicação, disciplina e gestão da sala de aula: o modelo de análise em pré-requisitos de Kaplan. Modelos comportamentais de aprendizagem (condicionamento clássico e condicionamento operante). A teoria social cognitiva de Bandura. A primeira aula com uma nova turma.