Inclusion and Diversity in the Classroom

Objetivos

O aluno deverá compreender e saber aplicar os princípios orientadores e fundamentais para a inclusão de todos na
escola, adquirir conhecimentos sobre as necessidades educativas especiais como também os normativos em vigor e
analisar modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às
diferenças individuais.

Caracterização geral

Código

02108270

Créditos

5.0

Professor responsável

Ana Isabel dos Santos Ponce de Leão, Rima Jay Prakash

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Boyle, C., & Topping, K. (2012). What works in inclusion? London: McGraw-Hill.
  • Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto:
  • Porto Editora.
  • Hoy, A. W. (2019). Educational psychology (14 th ed.). New York: Pearson.
  • Morgado, J. (2004). Qualidade na educação: Um desafio para os professores. Lisboa: Presença.
  • Rocha, A. (Coord.). (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Porto: ANEIS.
  • Rodrigues, D. (2014). A inclusão nas escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • Tomlinson, C. A. (2014). The differentiated classroom: Responding to the needs of all learners. Alexandria, VA: ASCD.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Visionamento e discussão de situações de sala de aula através de dinâmicas em pequenos e grande grupo em trabalho
colaborativo; exploração pedagógica de pequenas-metragens, outros vídeos e casos práticos; exploração pedagógica
de publicações diversas (e.g. livros, manuais, artigos); e discussão reflexiva e crítica de experiências e práticas pessoais
e profissionais.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Apresentação de um trabalho de análise de um caso concreto (grupo)(50%), Reflexão final sobre a unidade curricular, incluindo uma auto-avaliação(5%), Teste não presencial (individual)(45%)

Conteúdo

A filosofia da inclusão: perspetiva histórica e atual.
A educação especial no âmbito nacional e internacional.
O desenvolvimento cognitivo e de inteligência. O desenvolvimento sócio-cognitivo e emocional.
Conceitos de necessidades especiais, risco educacional, sobredotação e NEE.
Prevalência e incidência das NEE.
NEE físicas, sensoriais, cognitivas, comportamentais/emocionais e comunicativas: Etiologia, características e
intervenção.
Inclusão educativa numa perspetiva curricular; Processos e práticas de diferenciação curricular.