Inclusion and Diversity in the Classroom
Objetivos
O aluno deverá compreender e saber aplicar os princípios orientadores e fundamentais para a inclusão de todos na
escola, adquirir conhecimentos sobre as necessidades educativas especiais como também os normativos em vigor e
analisar modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às
diferenças individuais.
Caracterização geral
Código
02108270
Créditos
5.0
Professor responsável
Ana Isabel dos Santos Ponce de Leão, Rima Jay Prakash
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Boyle, C., & Topping, K. (2012). What works in inclusion? London: McGraw-Hill.
- Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto:
- Porto Editora.
- Hoy, A. W. (2019). Educational psychology (14 th ed.). New York: Pearson.
- Morgado, J. (2004). Qualidade na educação: Um desafio para os professores. Lisboa: Presença.
- Rocha, A. (Coord.). (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Porto: ANEIS.
- Rodrigues, D. (2014). A inclusão nas escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Tomlinson, C. A. (2014). The differentiated classroom: Responding to the needs of all learners. Alexandria, VA: ASCD.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Visionamento e discussão de situações de sala de aula através de dinâmicas em pequenos e grande grupo em trabalho
colaborativo; exploração pedagógica de pequenas-metragens, outros vídeos e casos práticos; exploração pedagógica
de publicações diversas (e.g. livros, manuais, artigos); e discussão reflexiva e crítica de experiências e práticas pessoais
e profissionais.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Apresentação de um trabalho de análise de um caso concreto (grupo)(50%), Reflexão final sobre a unidade curricular, incluindo uma auto-avaliação(5%), Teste não presencial (individual)(45%)
Conteúdo
A filosofia da inclusão: perspetiva histórica e atual.
A educação especial no âmbito nacional e internacional.
O desenvolvimento cognitivo e de inteligência. O desenvolvimento sócio-cognitivo e emocional.
Conceitos de necessidades especiais, risco educacional, sobredotação e NEE.
Prevalência e incidência das NEE.
NEE físicas, sensoriais, cognitivas, comportamentais/emocionais e comunicativas: Etiologia, características e
intervenção.
Inclusão educativa numa perspetiva curricular; Processos e práticas de diferenciação curricular.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Área de especialização de Alemão
- Área de especialização de Espanhol
- Área de especialização de Inglês
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Alemão
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Espanhol
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Francês
- Área de especialização em Francês
- Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
- Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário