Motivação e Disciplina na Escola

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de utilizar modelos teóricos de motivação e de disciplina para analisar a prática letiva. Deverá distinguir entre incentivos extrínsecos e intrínsecos, diferentes tipos de objetivos e crenças acerca de si próprio, colocá-los ao serviço da motivação dos alunos. Deverá também saber como organizar as aulas para criar um ambiente propício à aprendizagem.

Caracterização geral

Código

02108335

Créditos

5.0

Professor responsável

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Christenson, S. L., Reschly, A. L., Wylie, C. (Eds.)(2012). Handbook of research on student engagement. New York:Springer. Curwin, R. L. & Mendler, A. N. (2008). Discipline with dignity (3 rd ed.). Englewood Cliffs: Prentice-Hall. Kaplan, J. S. (2017). Beyond behavior modification: A cognitive-behavioral approach to behavior management in the school (4rd ed.). Austin, TX: PROED. Tauber, R. T. (2007). Classroom management (4rd ed.). Westport, Connecticut: Praeger. Veiga, F. H. (coord.)(2014). Envolvimento dos alunos na escola: Perspectivas internacionais da psicologia e da educação. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Wentzel, K. R., & Miele, D. B. (2016). Handbook of motivation at school. New York: Routledge. Hoy, A. W. (2019). Educational psychology (14th ed.). New York: Pearson.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor. Discussão em aula. Apresentação de trabalho. Visionamento e discussão de situações de sala de aula. 

Método de avaliação

Método de Avaliação - A avaliação compreende um trabalho de análise de um caso concreto de sala de aula (em grupo)(50%), um teste não presencial (individual)(45%), uma reflexão final sobre a unidade curricular, incluindo uma autoavaliação(5%)

Conteúdo

Motivação e necessidades humanas. Abordagens comportamentais, teoria da atribuição, teorias de expectativa x valor e auto-regulação da aprendizagem. Incentivos extrínsecos e intrínsecos. Disciplina: organização das aulas e ambientes positivos de aprendizagem. Prevenção, ação e remediação de problemas de comportamentos na sala de aula. Fatores de envolvimento dos alunos na escola.