Argumentação e Educação

Objetivos

1. Identificar os fundamentos das metodologias de ensino dialógico
2. Reconhecer e aplicar as ferramentas mais importantes do ensino argumentativo
3. Utilizar e desenvolver diferentes metodologias de ensino dialógico e argumentativo
4. Desenvolver planos de aula baseados sobre uma metodologia de ensino argumentativo.
5. Dominar os fundamentos da teoria da argumentação
6. Utilizar as ferramentas argumentativas para a avaliação da escrita.

Caracterização geral

Código

02108346

Créditos

5.0

Professor responsável

Chrysi Rapanta

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Aguiar Jr, O. G., & Mortimer, E. F. (2005). Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigações em ensino de Ciências, 10(2), 179-207.


Rapanta, C. (2016). Professores como facilitadores de argumentação entre estudantes: Uma necessidade emergente. Revista Portuguesa de Pedagogia, 50(2), 41-62. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_50-2_3


Rapanta, C. (2019). Argumentation strategies in the classroom. Wilmington: Vernon Press.


Rapanta, C. (2021). Can teachers implement a student-centered dialogical argumentation method across the curriculum? Teaching and Teacher Education, 105, 103404. https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103404 .


Rapanta, C. & Macagno, F. (2016). Argumentation methods in educational contexts. Introduction to the special issue. International Journal of Educational Research, 79, 142-150. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2016.03.006.

Método de ensino

As aulas serão estruturadas em exposições participadas, atividades em pequenos grupos, simulações de ensino individual e em grupos, e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os conteúdos teóricos expostos nas aulas serão utilizados em atividades individuais e coletivas.

Método de avaliação

A avaliação tem por base:
1. Uma reflexão escrita sobre a importância, potencialidade e limitações do ensino argumentativo (70%).
2. A elaboração de um plano de aula de uma atividade de ensino argumentativo (30%).

Conteúdo

O curso será articulado considerando duas dimensões do ensino, a metodologia dialógica de ensino e as bases teóricas do diálogo argumentativo. As aulas serão divididas em aulas teóricas sobre os fundamentos da teoria da argumentação e em aulas práticas sobre metodologias de ensino argumentativo. Conteúdos específicos:


• Fundamentos da teoria da argumentação


i. O conceito de argumento


ii. As dimensões do diálogo argumentativo


iii. Os tipos de argumentos


iv. As falácias


• Fundamentos de ensino argumentativo.


i. As teorias pedagógicas contemporâneas fundamentais


ii. As teorias do ensino dialógico fundamentais


iii. As ferramentas do ensino argumentativo


iv. O método pedagógico "argue with me