Argumentação e Educação
Objetivos
1. Identificar os fundamentos das metodologias de ensino dialógico
2. Reconhecer e aplicar as ferramentas mais importantes do ensino argumentativo
3. Utilizar e desenvolver diferentes metodologias de ensino dialógico e argumentativo
4. Desenvolver planos de aula baseados sobre uma metodologia de ensino argumentativo.
5. Dominar os fundamentos da teoria da argumentação
6. Utilizar as ferramentas argumentativas para a avaliação da escrita.
Caracterização geral
Código
02108346
Créditos
5.0
Professor responsável
Chrysi Rapanta
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Aguiar Jr, O. G., & Mortimer, E. F. (2005). Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigações em ensino de Ciências, 10(2), 179-207.
Rapanta, C. (2016). Professores como facilitadores de argumentação entre estudantes: Uma necessidade emergente. Revista Portuguesa de Pedagogia, 50(2), 41-62. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_50-2_3
Rapanta, C. (2019). Argumentation strategies in the classroom. Wilmington: Vernon Press.
Rapanta, C. (2021). Can teachers implement a student-centered dialogical argumentation method across the curriculum? Teaching and Teacher Education, 105, 103404. https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103404 .
Rapanta, C. & Macagno, F. (2016). Argumentation methods in educational contexts. Introduction to the special issue. International Journal of Educational Research, 79, 142-150. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2016.03.006.
Método de ensino
As aulas serão estruturadas em exposições participadas, atividades em pequenos grupos, simulações de ensino individual e em grupos, e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os conteúdos teóricos expostos nas aulas serão utilizados em atividades individuais e coletivas.
Método de avaliação
A avaliação tem por base:
1. Uma reflexão escrita sobre a importância, potencialidade e limitações do ensino argumentativo (70%).
2. A elaboração de um plano de aula de uma atividade de ensino argumentativo (30%).
Conteúdo
O curso será articulado considerando duas dimensões do ensino, a metodologia dialógica de ensino e as bases teóricas do diálogo argumentativo. As aulas serão divididas em aulas teóricas sobre os fundamentos da teoria da argumentação e em aulas práticas sobre metodologias de ensino argumentativo. Conteúdos específicos:
• Fundamentos da teoria da argumentação
i. O conceito de argumento
ii. As dimensões do diálogo argumentativo
iii. Os tipos de argumentos
iv. As falácias
• Fundamentos de ensino argumentativo.
i. As teorias pedagógicas contemporâneas fundamentais
ii. As teorias do ensino dialógico fundamentais
iii. As ferramentas do ensino argumentativo
iv. O método pedagógico "argue with me
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Área de especialização de Alemão
- Área de especialização de Espanhol
- Área de especialização de Inglês
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Alemão
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Espanhol
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Francês
- Área de especialização em Francês
- Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
- Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário