Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (P3CEBES))

Objetivos

a) Refletir sobre o trabalho do professor de língua materna.
b) Demonstrar capacidade de investigação e seleção de bibliografia relevante.
c) Relacionar e articular conceitos e leituras com a experiência docente.
d) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do desenvolvimento profissional e pessoal.
e) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
f) Contribuir, de acordo com princípios éticos, para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
g) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
h) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
i) Redigir com objetividade, concisão e fluência.

Caracterização geral

Código

02108559

Créditos

2.0

Professor responsável

Helena Virgínia Topa Valentim

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Bulea, E. & Bronckart, J.-P. 2010. Les conditions d'exploitation de l'analyse des pratiques pour la formation des enseignants. In: Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, 43- 60.
  • Bronckart, J.-P. 2007. Desarrollo del lenguaje y didática de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila.
  • Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
  • Dolz-Mestre, J. 2016. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. In: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 32(1), 237-260.
  • Duarte, I. e Morão, P. (org.). Ensino do Português para o século XXI. Lisboa: Edições Colibri/DLGR e DLR/FLUL.
  • Estrela, A. 2001. Investigação em Educação: Métodos e Técnicas. Lisboa: Educa.
  • Lamas, E. (coord.) 2001. Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
  • McNiff, Jean. 2002. Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Português língua materna.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projeto de trabalho de investigação a desenvolver.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar(70%), Tarefas práticas, tutorias e de autoaprendizagem(30%)

Conteúdo

a) A prática do professor-investigador. 
b) O modelo refletivo.
c) Objetivos e perguntas de investigação.
d) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura
e) Recolha e análise de dados; apresentação e discussão dos resultados.
f) Organização e planificação textual.