Metodologias de investigação prática em educação
Objetivos
- Promover o desenvolvimento da análise reflexiva e crítica de questões práticas da formação inicial de
professores;
- Pesquisar informação relevante para a definição de questões de investigação em ensino de uma
disciplina específica;
- Conhecer métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados empíricos;
- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de um
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada;
- Discutir e investigar temas específicos de cada área científica.
Caracterização geral
Código
02113739
Créditos
3.0
Professor responsável
Carlos Francisco Mafra Ceia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bodgan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed.
Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach.
Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand
Oaks: Sage.
Fortin, M.-F. (2003). O Processo de Investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Latore, António (2003). La Investigación-Acción. Barcelona: GRAÓ, de IRIF, SL
Tuckman, B. (2005).Manual de investigação em Educação. Lisboa: F.C.G.
Yin, R. (2005). Planejamento e métodos. Estudo de caso. Lisboa: Editor Bookman
Método de ensino
A primeira parte dos conteúdos programáticos será comum a todos os estudantes, lecionada pelo
coordenador geral dos cursos; a segunda parte será lecionada pelo coordenador do curso específico e
atenderá ao caso particular de cada disciplina.
Aulas práticas e teóricas, utilizando tecnologias de informação e comunicação, bases de dados
científicas e recursos bibliotecários para ciências sociais e humanas, ciências e pesquisas tecnológicas.
Ensino modular, de acordo com o interesse científico dos alunos
Método de avaliação
Avaliação - Elaboração e apresentação de um projeto de investigação para a Prática de Ensino Supervisionada(100%)
Conteúdo
Parte I: Questões gerais de metodologia;
- As questões epistemológicas;
- A investigação científica em educação;
- As questões práticas de pesquisa;
- A redação do Relatório da Prática de Ensino Supervisionada;
- A preparação da defesa pública.
Parte II: Questões específicas de cada área científica
- A especificidade da investigação em ensino da área científica;
- A metodologia adequada à especificidade do ensino de uma dada disciplina;
- Questões particulares da redação e apresentação de um Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Área de especialização de Alemão
- Área de especialização de Espanhol
- Área de especialização de Inglês
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Alemão
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Espanhol
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Francês
- Área de especialização em Francês
- Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
- Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário