Metodologias de investigação prática em educação

Objetivos

- Promover o desenvolvimento da análise reflexiva e crítica de questões práticas da formação inicial de
professores;
- Pesquisar informação relevante para a definição de questões de investigação em ensino de uma
disciplina específica;
- Conhecer métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados empíricos;
- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de um
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada;
- Discutir e investigar temas específicos de cada área científica.

Caracterização geral

Código

02113739

Créditos

3.0

Professor responsável

Carlos Francisco Mafra Ceia

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bodgan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed.
Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach.
Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand
Oaks: Sage.
Fortin, M.-F. (2003). O Processo de Investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Latore, António (2003). La Investigación-Acción. Barcelona: GRAÓ, de IRIF, SL
Tuckman, B. (2005).Manual de investigação em Educação. Lisboa: F.C.G.
Yin, R. (2005). Planejamento e métodos. Estudo de caso. Lisboa: Editor Bookman

Método de ensino

A primeira parte dos conteúdos programáticos será comum a todos os estudantes, lecionada pelo
coordenador geral dos cursos; a segunda parte será lecionada pelo coordenador do curso específico e
atenderá ao caso particular de cada disciplina.


Aulas práticas e teóricas, utilizando tecnologias de informação e comunicação, bases de dados
científicas e recursos bibliotecários para ciências sociais e humanas, ciências e pesquisas tecnológicas.
Ensino modular, de acordo com o interesse científico dos alunos

Método de avaliação

Avaliação - Elaboração e apresentação de um projeto de investigação para a Prática de Ensino Supervisionada(100%)

Conteúdo

Parte I: Questões gerais de metodologia;
- As questões epistemológicas;
- A investigação científica em educação;
- As questões práticas de pesquisa;
- A redação do Relatório da Prática de Ensino Supervisionada;
- A preparação da defesa pública.
Parte II: Questões específicas de cada área científica
- A especificidade da investigação em ensino da área científica;
- A metodologia adequada à especificidade do ensino de uma dada disciplina;
- Questões particulares da redação e apresentação de um Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada.