Sistemas Educativos e Culturas Escolares

Objetivos

Este seminário centra-se numa dupla perspectiva da relação entre educação e desenvolvimento: a nível macro, dos sistemas de ensino de massas contemporâneos e das suas dinâmicas; a nível meso, das configurações institucionais escolares expressas através das suas culturas educacionais (culturas profissionais, culturas de aprendizagem e organização do conhecimento, culturas organizacionais e culturas relacionais). Pretende-se que os alunos:
a) adquiram capacidades de análise e interpretação da literatura científica nos domínios fundamentais das ciências da educação;
b) desenvolvam maneiras de pensar os problemas da educação na diversidade dos seus contextos (sociais, culturais e históricos);
c) desenvolvam as capacidades de reflectir numa perspectiva integrada os problemas da educação nas diferentes escalas de observação e análise , do individual ao organizacional, da unidade escolar aos macro-sistemas educativos;
d) dominem os fundamentos das principais teorias das ciências sociais.

Caracterização geral

Código

722171258

Créditos

5.0

Professor responsável

Cláudia Susana Valadas Urbano, Susana Paiva Moreira Batista

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Apple; M; Ball; S.; Gandin, L (2010).The Routledge International Handbook of the Sociology of Education. Routledge.


Archer, M. (1979) Social Origins of Educational Systems. SAGE


Barroso, J. (2006). A regulação das políticas públicas de educação. Educa


Boli, J, Ramirez, F.; Meyer,J.(1985).Explaining the origins and expansion of mass education. Comparative Education Review, 29(2), 145-170.


Bourdieu,P.; Passeron; JC.(1970) A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Vega.


Diogo, A.; Diogo, F (2013) Desigualdades nos sistemas educativo. Percursos, transições e contextos. Mundos Sociais.


Teddlie,C.; Reynolds, D.(2003).The international handbook of school effectiveness research. Falmer Press.


Seabra, T. (2009). Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 59,75-106.


Torres, L. L (2008). A escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola.Revista Portuguesa de Educação, 21(1),59-81

Método de ensino

Nas aulas presenciais, alterna-se a exposição teórica para sistematização dos conteúdos por parte do professor com o trabalho ativo e colaborativo entre os alunos. Funcionando em modo de seminário, o processo de ensino-aprendizagem pressupõe o trabalho dos alunos fora do contexto de aula, para que possam trazer as suas questões, dúvidas, e participar em sala de aula.

Método de avaliação

Um trabalho prático em grupo com reflexão decorrente de atividades desenvolvidas em sala de aula e em torno de um conceito central do Seminário. Envolve uma apresentação em pitch e um ensaio crítico com uma proposta criativa por escrito (60%).


Um trabalho prático individual de aproximadamente 4 páginas com reflexão crítica sobre os conteúdos da cadeira e análise de casos concretos (envolvendo pesquisa e/ ou reflexão sobre contextos e práticas profissionais dos professores). (40%)

Conteúdo

1. História e teorias dos sistemas nacionais de ensino
1.1 Origens e fundamentos dos sistemas estatais de ensino
1.2 A educação comparada dos sistemas nacionais de ensino
1.3 Nacionalização e desnacionalização dos sistemas de ensino e das políticas educativas.
2. Massificação, equidade e desigualdades sociais nos sistemas de ensino.
2.1 Teorias da reprodução social na educação
2.2 Massificação e equidade face às desigualdades sociais.
3. Culturas escolares e dinâmicas educativas
3.1 Cultura enquanto expressão do conhecimento escolar: curriculo, pedagogia e avaliação nas culturas profissionais dos professores.
3.2 Cultura organizacional e sistemas de liderança.
3.3 Cultura relacional e as comunidades educativas.